A sonda espacial Mars Odyssey, da Nasa, detectou água congelada sob a superfície de Marte. A presença de água, em estado liquido, é considerada por cientistas como condição básica para a existência de vida similares à existente na Terra. A descoberta pode representar um marco na exploração do planeta e determinar o rumo das expedições futuras. Muitos astrônomos acreditam que Marte já teve água em sua superfície. De acordo com a descoberta desta semana, aparentemente, a água deve estar na camada de pedras soltas que cobre a superfície do planeta e repousa sobre rochas sólidas. Esse gelo subterrâneo seria crucial para a compreensão de como Marte se desenvolveu e qual seu papel no universo.

A sonda Mars Odyssey foi enviada ao espaço para investigar a possibilidade de haver água congelada sob a superfície de Marte. Lançada em abril de 2001, a sonda iniciou sua missão em fevereiro deste ano, mapeando a quantidade e a distribuição de elementos químicos e minerais na superfície do planeta. Marte é o planeta mais estudado de nosso sistema solar. Além da proximidade com a Terra, acredita-se que sua composição seja similar a de nosso planeta. Sua superfície fria e rochosa foi capturada em fotografias tiradas a partir de sua órbita. Com informações da Veja Online.