Daqui a pouco, às 10h, a UCDB promoverá dentro da programação do “VII Colóquio Ítalo-Brasileiro de Direito Romano”, uma palestra com o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), José Carlos Moreira Alves, que abordará o tema: “O Novo Código Civil Brasileiro e o Direito Romano”.

O evento iniciou na última quarta-feira e termina hoje, com um passeio por Campo Grande a partir das 15h. O Colóquio contou com a participação de palestrantes renomados na área, que discutiram diversos temas atuais e polêmicos ligados ao Direito Romano.

Segundo a professora Solange Furtado, coordenadora do evento, o encontro está ampliando os conhecimentos dos educadores e proporcionando um intercâmbio entre os participantes. “A oportunidade de estar discutindo um tema como o Direito Romano é muito importante para os profissionais e estudantes, pois ele influenciou o nosso Código Civil”, disse.

A Universidade Católica é a única instituição de Mato Grosso do Sul que oferece a disciplina de Direito Romano em sua grade curricular. “Atualmente, o Código Civil Brasileiro apresenta 1807 artigos, destes, cerca de 1445 são de origem romanistas. Esta informação reforça a importância de se estudar este tema dentro das universidades. A UCDB, dentro de uma filosofia de inovação, é a única instituição que oferece esta disciplina no Estado”, concluiu a professora Solange.