Incêndio no Parque do Ivinhema mobiliza autoridades ambientais

Um incêndio que está tomando, desde a última sexta-feira, parte do Parque das Várzeas de Ivinhema, em Jateí, preocupa e mobiliza, neste momento, autoridades ambientais de todo o Estado. Segundo Laurindo Petelinkar, gerente do parque, desde sábado um grupo de mais de 25 pessoas (composto por bombeiros, funcionários de prefeituras vizinhas e contingente da Polícia […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um incêndio que está tomando, desde a última sexta-feira, parte do Parque das Várzeas de Ivinhema, em Jateí, preocupa e mobiliza, neste momento, autoridades ambientais de todo o Estado.

Segundo Laurindo Petelinkar, gerente do parque, desde sábado um grupo de mais de 25 pessoas (composto por bombeiros, funcionários de prefeituras vizinhas e contingente da Polícia Militar Ambiental – PMA) está no local tentando conter o incêndio, que já atinge 600 dos 73.300 hectares da área.

“Mais equipes estão sendo deslocadas para lá, mas acreditamos que não vai faltar gente para ajudar no combate ao fogo. O problema é o difícil acesso: são várzeas e regiões inundadas, que dificultam a chegada das equipes”, diz Petelinkar, que está, neste momento, a caminho do local.

Segundo o gerente, há suspeitas de que o fogo tenha começado na última sexta-feira, durante uma mudança no clima da região: “Acreditamos que, pela dificuldade de acesso, não tenha sido uma queimada criminosa. A causa pode ter sido o clima seco, somado a alguns raios ocorridos naquele dia”.

Com a ajuda dos bombeiros e com o monitoramento da área desde sábado, Petelinkar acredita que o trabalho de contenção do fogo possa ter sucesso ainda esta noite. “Não vamos voltar enquanto as coisas não estiverem sob controle”, afirma.

O Parque do Ivinhema foi criado em 1998 e sua área abrange os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu.

Conteúdos relacionados