O Instituto Nacional do Câncer (Inca) iniciou hoje as comemorações pelo “Dia Nacional Contra o Tabaco”, que acontece na próxima quinta-feira.

Foi inaugurada, agora de manhã, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a exposição “Enxergando além da fumaça”. A mostra também está em cartaz nos Shoppings Nova América e Rio Sul, assim como no Aeroporto Internacional Tom Jobim, podendo ser vista até o dia 30.

A exposição inclui fotos e vídeos com portadores de câncer adquirido pelo tabagismo. No local as pessoas podem também realizar um exame com o monoxímetro. O aparelho mede a quantidade de monóxido de carbono no organismo.

Segundo a técnica da divisão de combate ao tabagismo do Inca, Valéria Cunha, o trabalho, realizado pela primeira vez em aeroportos, tenta sensibilizar as pessoas sobre o mal que a fumaça do cigarro causa ao fumante passivo, principalmente crianças, que possuem uma respiração mais acelerada que o adulto e por isso absorvem mais a fumaça.

O segundo foco da campanha neste ano é o jovem que se transformou em público alvo da indústria do tabaco. Também a fim de alertar o jovem para que evite o primeiro cigarro, o Inca vai dar continuidade às comemorações, no dia 29, quando serão lançadas as campanhas “Esporte sem cigarro é mais radical” e “Arte sem cigarro é um Show”.

No Dia Nacional de Combate ao Tabaco, o Inca, em parceria com todas as Secretarias Estaduais de Saúde, vai realizar uma jornada de atividades em todo o país.