Impasse ameaça exportação de carne
O impasse entre pecuaristas e frigoríficos sobre quem vai pagar a conta da adesão ao Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) pode afetar as vendas de carne bovina do país para a União Européia no próximo mês, admitem os exportadores. A partir de segunda-feira, apenas carne bovina rastreada e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O impasse entre pecuaristas e frigoríficos sobre quem vai pagar a conta da adesão ao Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) pode afetar as vendas de carne bovina do país para a União Européia no próximo mês, admitem os exportadores.
A partir de segunda-feira, apenas carne bovina rastreada e com certificação de origem poderá ser embarcada para a União Européia, mercado que responde por quase 50% das exportações brasileiras de carne bovina in natura. Desde julho, quando entrou em vigor a exigência do bloco europeu, o governo vinha garantindo os embarques, certificando o produto com base nas informações contidas nas GTAs (Guias de Trânsito Animal) e nos dados sobre os animais nas propriedades.
O Ministério da Agricultura considerou necessário um período de transição para que a cadeia produtiva se adaptasse às novas regras. Também nesse período foram credenciadas sete certificadoras para garantir o rastreamento dos animais.
Apesar do período do transição, a oferta de animais em processo de certificação ou já certificados é inferior à demanda dos exportadores. Dados obtidos junto às certificadoras indicam que há cerca de 1,2 milhão de animais nessas condições. São machos e fêmeas, em diferentes idades. Apenas parte deles destinada ao abate imediato.
Já a demanda dos frigoríficos exportadores é de 1 milhão de cabeças de gado por mês, estima Henrique Victorelli, presidente do Instituto Genêsis. Esse número se refere à necessidade de cerca de 70 plantas frigoríficas habilitadas a exportar para a UE. O volume de gado é alto porque cada animal rende poucos quilos dos cortes destinados à UE.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.