Lula e Serra sobem um ponto, Ciro e Garotinho estacionam.

Divulgada na noite de ontem, a nova pesquisa do Ibope sobre a sucessão presidencial aponta para a estabilização do quadro eleitoral. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e José Serra (PSDB) tiveram um pequeno crescimento percentual (de 1 ponto).

Lula continua liderando, com 34% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (PPS/PTB/PDT), que manteve os 27% da pesquisa anterior. Serra passou para 12%, mas ainda está empatado tecnicamente com o candidato do PSB, Anthony Garotinho, com 11%. No segundo turno, Ciro venceria Lula por 47% a 42%.

Serra ensaiou uma reação, tirando pontos de Ciro entre a fatia de eleitores mais instruídos, com maior poder aquisitivo e residente nas cidades mais populosas. Entre os eleitores com nível superior, Serra passou de 11% para 14% e Ciro caiu de 41% para 36%. A tendência se manteve no eleitorado com ensino médio. Nessa faixa, o tucano cresceu de 7% para 11%, enquanto Ciro perdeu cinco pontos, passando de 34% para 29%.

GRANDES CENTROS – Os resultados da pesquisa nos grandes centros urbanos também mostram um crescimento de Serra e a queda do candidato da Frente Trabalhista. Pela segunda semana consecutiva, Ciro caiu nas capitais e, em relação à última pesquisa, passou de 29% para 27% das intenções de voto. Nessas cidades, Serra cresceu de 8% para 12%.

Ciro cresceu, no entanto, entre a parcela de eleitores com menor escolaridade (até a quarta série do ensino fundamental), na qual subiu quatro pontos, passando para 23%. No segmento de eleitores com renda familiar entre um e dois salários-mínimos Ciro teve um crescimento de seis pontos e subiu para 26% das intenções de voto.