Geral

Fogo no Parque de Ivinhema dá sinais de enfraquecimento

O incêndio no Parque das Várzeas de Ivinhema já diminuiu, segundo Laurindo Petelinkar, gerente da área. Ele afirmou, há pouco, que o fogo foi controlado em parte da região Norte do parque: “A parte Sul continua em chamas, mas o avião já está sobrevoando toda a região para verificar onde ainda há grandes focos e […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

O incêndio no Parque das Várzeas de Ivinhema já diminuiu, segundo Laurindo Petelinkar, gerente da área.

Ele afirmou, há pouco, que o fogo foi controlado em parte da região Norte do parque: “A parte Sul continua em chamas, mas o avião já está sobrevoando toda a região para verificar onde ainda há grandes focos e para fazer novos cálculos sobre a área destruída”.

A equipe de cerca de 60 pessoas que está trabalhando no local há cinco dias recebeu ontem o auxílio de um avião agrícola. O avião tem capacidade para transportar e despejar 1.500 litros de água por vôo. Ontem ele já fez várias decolagens, ajudando na erradicação de alguns dos maiores focos da região Norte.

Para hoje, são esperados mais dois aviões enviados pelo Ibama. Eles devem vir de Brasília para fazer o combate aéreo à queimada. “Os locais da parte Sul, onde há ainda muito fogo, são os mais difíceis de se chegar por terra. Por isso é importante a presença dos aviões”, explica Petelinkar. “Acreditamos que, se continuarmos assim, ainda hoje teremos controlado todos os focos”, opina.

DESTRUIÇÃO – O parque, que abrange os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu, já tem aproximadamente 15 mil hectares destruídos, o que representa 20% da sua área. Desde sexta-feira, quando o fogo começou, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e funcionários das fazendas de várias cidades estão no local.

Jornal Midiamax