O presidente Fernando Henrique decidiu chamar os quatro principais candidatos à Presidência – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PPS-PDT-PTB), José Serra (PSDB-PMDB) e Anthony Garotinho (PSB) – para uma conversa sobre o acordo com o FMI e a transição eleitoral. Ciro já disse que vai. Lula e Serra mandaram avisar, por representantes procurados pelo ministro chefe da Casa Civil, Pedro Parente, que também comparecerão. Garotinho não deu resposta definitiva.

De acordo com a nota divulgada ontem à noite pelo Palácio do Planalto, o presidente pretende conversar sobre os termos do acordo fechado com o FMI e o reflexo dele na transição presidencial. O governo espera o apoio dos candidatos ao acordo. Desde as primeiras negociações o FMI queria que os candidatos aprovassem a negociação, já que só parte dos US$ 30 bilhões emprestados pelo Fundo será usada pelo atual governo.

Assessores do presidente disseram que Fernando Henrique vinha resistindo à realização do encontro, mas mudou de idéia diante do nervosismo do mercado financeiro mesmo após o anúncio do acordo com o FMI.