A embaixadora americana Donna Hrinhk afirmou, após encontro com o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que a conversa foi importante e positiva, e demonstrou o compromisso do petista em defender os interesses da região das Américas.

A embaixadora não quis adiantar detalhes, afirmando que foi uma reunião particular. No entanto, afirmou, que o encontro lhe deixou uma boa impressão do processo democrático brasileiro.

O conselheiro da embaixada do Paraguai, Miguel Lopez, que também se reuniu com Lula esta manhã, disse que a idéia da criação de uma conta corrente entre os países do Mercosul com vistas à troca de mercadorias é importante para a criação de uma “seguridade alimentar”.

De acordo com ele, isso permitiria que alguns países vendessem seus excedentes de produção agrícola, garantindo às populações de baixa renda acesso aos alimentos da cesta básica. O representante lembrou que essa medida já vem sendo adotada na fronteira do Brasil com o Paraguai, em Ciudad del Leste e Foz do Iguaçu.