Será lançado amanhã em Ponta Porã e em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, o Programa de Redução da Demanda de Drogas.

O presidente do Conselho Estadual Antidrogas (Cead/MS), Izoli Paulo Fontoura, e o secretário nacional Antidrogas, Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, participam da solenidade de lançamento, que ocorrerá simultaneamente em território brasileiro e paraguaio.

O programa, lançado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) está sendo desenvolvido em Mato Grosso do Sul com apoio do Cead e visa intensificar o trabalho de prevenção ao uso de drogas nas regiões de fronteira, estimulando a criação dos Conselhos Municipais Antidrogas (Comads) e o engajamento da sociedade na solução do problema.

INFORMAÇÃO – Nessa primeira etapa o programa visa realizar essencialmente a prevenção primária, ou seja, levar a informação às comunidades. Também será feita uma “radiografia da área” sobre o uso de drogas naquela região. E, num segundo momento, o trabalho será voltado para as etapas de tratamento e reinserção social dos usuários de drogas.

A meta é que Conselho Municipal de Ponta Porã atue em interface com os conselhos das cidades paraguaias. Os cursos e treinamentos serão realizados por intermédio do Cead.

Empenhado em estimular as prefeituras a formarem Conselhos Municipais Antidrogas, o Cead já contabilizou este ano a adesão de vários municípios sul-mato-grossenses.