Após oito meses e 19 dias depois de as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, terem sido destruídas pelo choque de dois jatos comerciais, os trabalhos de limpeza e resgate de corpos foram encerrados oficialmente, com uma cerimônia breve e carregada de emoção. Não houve discursos na solenidade de hoje, que teve início às 10h29 (11h29, hora de Brasília) – o exato momento em que a torre norte desmoronou, em 11 de setembro do ano passado. O toque de um sino do corpo de bombeiro, em memória dos membros da corporação mortos no atentado, marcou a cerimônia.

Na cerimônia, milhares de pessoas permaneceram em silêncio, algumas com lágrimas escorrendo dos olhos, enquanto uma guarda de honra composta por policiais, bombeiros e representantes de outras agências subiam uma rampa, transportando uma bandeira nacional dos Estados Unidos sobre uma maca.

As autoridades estimaram que o número total de mortos nas torres gêmeas chegasse a 2.823. Os restos de 1.102 vítimas foram identificadas. As informações são da Agência Brasil.