Este ano, somente sob orientação direta das voluntárias, mais de 20 mil mulheres sul-mato-grossenses foram orientadas em relação à prevenção ao câncer de mama. A avaliação foi feita hoje pela médica Marilana Geimba de Lima, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional/MS.

“As pessoas nunca foram tão receptivas. Devemos considerar também as mulheres que receberam informações de forma indireta, através da divulgação da campanha na imprensa (televisiva, escrita e falada). Este alcance não podemos mensurar, mas certamente foi o melhor resultado alcançado com campanhas desta natureza neste Estado”, garante a médica.

Entre os dias 5 e 9 de agosto, profissionais de saúde e voluntárias estiveram à disposição da população para orientação nos terminais de transporte coletivo da Capital das 6h às 10h e das 11h30min às 13h, na praça Ari Coelho, no centro da cidade.

CURA – O slogan este ano foi “Câncer de Mama: Fique de Olho” e o Instituto Nacional do Câncer estima que, ainda em 2002, surjam 36 mil novos casos de câncer de mama, causando mais de nove mil óbitos.

O câncer de mama precocemente diagnosticado tem cura e o exame médico mamário deve ser anual, principalmente para mulheres acima de 40 anos. Existe também o exame realizado em mulheres que procuram os postos de saúde 24 horas.

A programação para este ano é a seguinte: Moreninha III (31/8), Tiradentes (14/9), Coophavila II (5/10), Guanandy (19/10) e Vila Almeida (9/11).