Apontado como o mentor intelectual dos atentados terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos, Osama bin Laden, aparece em novo vídeo. Algumas dessas imagens teriam sido filmadas em março, provando que ele estaria vivo, afirmou hoje o jornal britânico ”Sunday Times”.

Elas mostram o milionário de origem saudita sentado embaixo de uma árvore, com um casaco de camuflagem. No fundo, há colinas verdes em primavera, explicou o jornalista que viu a fita.

Neste vídeo de 40 minutos, o chefe da rede Al Qaeda aparece com o rosto mais marcado do que nas imagens anteriores e fala com outros combatentes para comparar a guerra americana no Afeganistão com as cruzadas realizadas por Ricardo Coração de Leão, afirmou o ”Sunday Times”.

Se essas imagens forem realmente recentes, confirmam que o chefe da rede Al Qaeda está vivo e escapou dos ataques dos Estados Unidos e seus aliados no início da operação ”Liberdade Duradoura” no dia 7 de outubro de 2001, afirmou o jornal.

O mulá Mohamad Omar, chefe dos talebans expulsos do poder no Afeganistão, garante que Osama bin Laden está ”vivo” numa entrevista publicada na sexta-feira pelo jornal árabe ”Asharq al Awsat”, que afirma tê-la obtido através de um conselheiro do mulá.

O ”Sunday Times” declarou que conseguiu a fita com uma agência de informação islâmica (Islamic news Agency) estabelecida em Birmingham (Centro da Inglaterra). Segundo esta agência, o vídeo foi entregue por uma agente dos serviços de informações paquistanês. Este teria afirmado que as novas imagens são de oito semanas atrás, acrescenta o semanário.