No próximo dia 26, em Corumbá, a Polícia Federal vai queimar 78 toneladas de drogas apreendidas. Neste montante está incluído o volume encontrado este ano nos ônibus intermunicipais e interestaduais. A Polícia Rodoviária Federal ficou mais atenta a esta maneira de traficar, mais conhecida como “Tráfico Formiga”.

Cerca de 30% das drogas apreendidas nas estradas estavam em ônibus. O restante foi encontrado nos carros de passeio e, principalmente, em caminhões. Apesar de serem em pequenas quantidades, todos os dias encontram algum tipo de entorpecente nestes veículos.

Antes os policiais se preocupavam somente com os homens, mas hoje em dia os traficantes usam mulheres, adolescentes e até crianças para transportar a droga. É comum encontrar maconha, cocaína, haxixe ou crack em malas, mochilas, caixas de papelão, ursinho de pelúcia e até em leite de criança.

Muitas vezes o dono do entorpecente não é identificado, embora 80% dos traficantes que estão presos tenham sido flagrados nos ônibus de passageiros. Esse é o principal motivo da Polícia Rodoviária Federal estar intensificando a revista e fazendo com que os policiais procurem a droga com uma abordagem mais detalhada.

Apesar dos traficantes não terem rota definida, os ônibus vindos das fronteiras da Bolívia e do Paraguai são os mais visados.