Para o torcedor fanático da Seleção Brasileira, não é difícil de saber as cores dos principais uniformes da equipe. Claro que a tradicional ‘amarelinha ou canarinho’, conhecida em todo o planeta, segue firme como titular. A novidade agora será em relação à segunda cor da camisa. O azul sairá de cena para dar lugar a uma tonalidade em plena Copa do Mundo.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já aprovou junto à Nike o modelo do uniforme da seleção no maior evento esportivo que será realizado em 2026. A CBF e a fornecedora do material vão inovar e a uniforme da Seleção não terá mais as “cores da bandeira nacional”.
A informação inicial foi divulgado pelo site Footy Headlines. Devem sair, então, o azul, branco ou verde no uniforme alternativo. Porém, a nova cor ainda é mistério. No entanto, o UOL apurou que o novo modelo já passou pela aprovação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Este lançamento é uma tática comercial da Nike e da Confederação Brasileira de Futebol, que apostam em um produto voltado para a geração mais nova. Internamente, a CBF sabe que pode gerar certa estranheza e que muitos poderão não aprovar a alteração, mesmo assim decidiu arriscar.
Reportagem do Uol lembra ainda que, na gestão de Ednaldo, a seleção usou também camisa preta, durante campanha contra o racismo no futebol. Mas não foi um lançamento da Nike, somente uma ação pontual.
A última vez em que a camisa 2 do Brasil não foi azul foi em 2019, durante a Copa América. Naquele ano, o modelo foi branco, relacionando com as origens da seleção.
E pra encerrar, para você que ama futebol e história também, a camisa número 2, ou seja, segundo uniforme da Seleção Brasileira, começou como improviso na Copa de 1958. Naquela época foi uma referência ao manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.