Vinícius Júnior teve uma atuação de gala na decisão da Supercopa da Espanha, e anotou três gols pelo contra o rival nesse domingo (14). Com isso, ele entrou para o seleto grupo de atletas autores de um hat trick em uma edição do El Clásico, como os brasileiros (em 1994 pelo Barcelona) e Evaristo de Macedo (em 1958, também pela equipe catalã).

Também fazem parte do grupo o chileno Iván Zamorano, o húngaro Ferénc Puskas, o espanhol Jaime Lazcano, o argentino Lionel Messi, o uruguaio Luis Suárez e o inglês Gary Lineker.

A atuação histórica do brasileiro começou aos 6 minutos do primeiro tempo, quando recebeu passe em profundidade do inglês Jude Bellingham, partiu em velocidade, passou pelo goleiro Iñaki Peña e tocou para o fundo do gol vazio. Três minutos depois, ele apenas teve o trabalho de desviar a bola após cruzamento rasteiro de Rodrygo, que avançou em alta velocidade pela ponta direita.

O Barcelona ainda descontou aos 32 minutos da etapa inicial, com chute da entrada da área do polonês Robert Lewandowski. Mas qualquer esperança de reação acabou seis minutos depois, com mais um gol de Vinícius Júnior, desta vez em cobrança de pênalti. E o placar recebeu números finais apenas aos 18 minutos do segundo tempo, com outro brasileiro, o atacante Rodrygo.