Com uma medalha de prata e um bronze no domingo (28), o Brasil novamente disputará uma medalha no judô nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Rafaela Silva avançou à semifinal da categoria 57kg após vencer sua chave na fase classificatória realizada na manhã desta segunda-feira (29).

Agora, a brasileira enfrentará Huh Mimi, da República da Coreia, por uma vaga à final. Se perder, irá para a luta do bronze com quem vencer na repescagem. O bloco final começará às 10h no fuso horário de Mato Grosso do Sul.

Campeã Olímpica no Rio 2016, Rafaela Silva precisou de apenas duas lutas para chegar à semifinal da categoria. Ela derrotou Maysa Pardayeva, do Turcomenistão, nas oitavas e, depois, Eteri Liparterliani, da Geórgia, nas quartas. A somatória de tempo não deu uma luta completa para a brasileira.

Daniel Cargnin não avança

Daniel Cargnin, medalhista olímpico em Tóquio 2020 na categoria meio-leve (66kg), fez a estreia contra um dos poucos adversários que não havia vencido neste ciclo, Akil Gjakova, do Kosovo. O adversário, mais alto e, portanto, com uma envergadura maior, usou uma estratégia de tirar a pegada de Cargnin e usar técnicas de solo para desequilibrar o brasileiro. Ele foi eliminado antes de atingir a repescagem.

“Não consegui fazer meu judô, um atleta alto, que faz muita força. Uma luta chata, cortando pegada, pesando para trás. Acho que o que me deixa mais triste é minha família estar aqui porque, no momento em que eu estava lesionado, foram as pessoas que mais me ajudaram. Se não fosse elas, talvez eu nem estaria aqui. Vou tentar ficar com elas, para no futuro, quem sabe, estar sorrindo de novo”, disse o judoca, citando a mãe, Ana Rita, e a futura esposa, Julie.

Cargnin ainda tem uma chance de sorrir nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Ele disputa a competição por equipes, no próximo sábado (3). “Estou chateado, mas não vou baixar a cabeça”, completou.

Já o brasileiro Daniel Cargnin, bronze em Tóquio 2020 nos 66kg, não conseguiu avançar na categoria 73kg. Ele perdeu logo na estreia para Akil Gjakova, do Kosovo, com dois waza-aris sendo eliminado antes de atingir a repescagem.

Outro representante lusófono no terceiro dia do judô nos Jogos Olímpicos Paris 2024, Roldeney de Oliveira, de São Tomé e Príncipe, também perdeu na estreia ao levar um ippon do alemão Igor Wandtke.

Onde assistir às Olimpíadas?

Jogos Olímpicos Paris 2024 têm transmissão ao vivo no Brasil pelo site Olympics.com, TV Globo, SporTV e CazéTV.

Programação desta segunda: