Entidades esportivas, associações, institutos, ONGs e clubes agora têm a oportunidade de buscar recursos para impulsionar suas atividades esportivas, com um montante total disponível de até R$ 7 milhões. Isso é possível graças ao lançamento do edital público “Esporte e Transformação Social: Novas Conquistas em Mato Grosso do Sul”, ocorrido nesta quarta-feira (3), durante um evento realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Os recursos serão disponibilizados pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer). O objetivo é selecionar e apoiar projetos esportivos em suas diversas formas de manifestação.

Este edital, considerado histórico, representa o maior incentivo ao esporte no estado de Mato Grosso do Sul até o momento, e pretende beneficiar projetos de diversas entidades esportivas, como associações, clubes, federações e outras. As categorias abrangem desde o esporte de base até o de alto rendimento, incluindo modalidades de aventura e aquelas voltadas para a transformação social.

O evento de lançamento contou com a presença de dirigentes esportivos, atletas, técnicos e gestores municipais, reunidos no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, na quarta-feira (3).

Para marcar a importância deste evento, a cerimônia incluiu demonstrações de várias modalidades esportivas, como tênis de mesa, wrestling (luta olímpica), taekwondo, judô, xadrez, ginástica, badminton, voleibol adaptado, handebol, basquetebol 3×3, ciclismo, atletismo e até uma performance de pirofagia.

Todas as informações sobre o edital foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (4).

Os projetos esportivos devem abordar temas como formação esportiva, excelência esportiva e vivência esportiva, e o edital contempla sete categorias distintas: esporte e transformação social, esporte de aventura, avaliação da saúde e desempenho de atletas, esporte de rendimento infanto-juvenil, esporte de rendimento adulto, esporte de alto rendimento adulto e federações esportivas.

O diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, destacou a importância do edital para garantir o acesso ao esporte a todas as pessoas, enfatizando que o esporte tem o poder de transformar vidas em diversos aspectos, desde o nível de base até o de alto rendimento.

Ele convida toda a comunidade esportiva a participar do evento, que representa um marco para o estado de Mato Grosso do Sul, ressaltando que o edital está aberto a todas as entidades esportivas para submissão de projetos, visando fomentar o esporte e o lazer em todo o estado.

Além disso, o edital traz novas categorias que antes não eram contempladas, como “esporte para todos”, destinada a entidades que promovem atividades esportivas em comunidades em situação de vulnerabilidade social, reservando uma parcela das vagas para atender povos originários e quilombolas.

Outra categoria inovadora é “esporte de aventura”, que inclui atividades praticadas em ambientes naturais, como maratona aquática, mountain bike, canoagem, corrida de trilha, trekking e stand up paddle. Também há uma categoria dedicada à avaliação da saúde e desempenho dos atletas, visando apoiar projetos que ofereçam avaliação multiprofissional de atletas de alto rendimento.