deve ganhar um Núcleo de Feminino para incentivar o das melhores do futebol regional. Além disso, o Campeonato Estadual Sub-13 vai permitir mesclar meninos e meninas neste ano.

De acordo com o vice-presidente da (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e coordenador de competições, Marco Tavares, a ação é uma parceria entre a federação com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e Prefeitura de Campo Grande.

“Esse centro de treinamento terá instrutores qualificados e equipamentos apropriados, com treinamentos diários em local que ainda está sendo definido em um dos bairros da Capital”, diz Tavares.

Formação de atletas

Na edição 2024 do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13, os times vão poder mesclar meninos e meninas para a disputa da competição. A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) liberou a inclusão de jogadoras nos times, que até então eram exclusivamente masculinos.

A decisão segue regulamentação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A medida institui o futebol misto no âmbito amador e de base.

Agora, as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora.

Segundo Tavares, a decisão tomada pela entidade faz parte do objetivo de desenvolver a prática de futebol entre as mulheres e, assim, ajudar na formação de novas atletas.

“Estamos com vários projetos para o futebol feminino, um deles é esse com o Estadual Sub-13 recebendo meninas, até em função da dificuldade em organizar um torneio só para elas nesta faixa etária. Será uma oportunidade ímpar para essas atletas que estão iniciando no futebol”, explica o dirigente.