A brasileira Bruna Alexandre, de 29 anos, estreou nesta segunda-feira (5) na disputa do tênis de mesa por equipes das Olimpíadas de Paris. Independentemente do resultado, já deixou sua marca na história: será a primeira brasileira a participar tanto das Olimpíadas como das Paralimpíadas.

Bruna teve um braço amputado aos seis meses, devido a uma trombose decorrente de uma injeção mal aplicada. Conheceu o tênis de mesa aos sete anos, mas apenas aos 13 descobriu a modalidade paralímpica.

Ao longo de sua carreira, acumula três medalhas em Jogos Paralímpicos e pódio em campeonato mundial. Na disputa da modalidade para atletas sem deficiência, compôs a equipe brasileira nos Jogos Pan-americanos de 2023, quando se sagrou campeã.

Na disputa dos Jogos de Paris enfrenta, logo na estreia, a forte seleção da Coreia do Sul. Jogou em duplas com Giulia Takahashi e acabou superada por Shin Yubin / Jeon Jihee por três sets a zero.

Na disputa por equipes, duas seleções com três atletas cada, se enfrentam em partidas individuais e em duplas. Para vencer o duelo, é preciso três vitórias somadas nos confrontos, que podem chegar a cinco disputas.

Caso não avance, Bruna Alexandre terá como próximo desafio as Paralimpíadas, onde busca ouro inédito (possui uma prata e dois bronzes). O evento acontece também em Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.

“Eu espero estar pronta para os Jogos Olímpicos e conseguir a medalha de ouro em Paris [nos Jogos Paralímpicos]. Em Tóquio, eu consegui a prata, mas vejo que minha preparação está cada vez melhor”, disse ao site da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.