Será lançado em 3 de abril o edital de chamamento público “Esporte e Transformação Social: novas conquistas em Mato Grosso do Sul”. Criado pelo Governo do Estado, por meio da Setesc (Secretaria de Estado, Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), o edital prevê R$ 7 milhões para o custeio de projetos.

Assim, o lançamento do edital será às 18h do dia 3, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

O objetivo, conforme a Fundesporte, é selecionar projetos esportivos e os subsidiar a fim de atender às diversas manifestações esportivas em Mato Grosso do Sul. Dessa forma, os projetos devem estar em conformidade com leis, normas, regras e diretrizes das políticas públicas de esporte. Além disso, precisam abranger três grandes manifestações: formação esportiva, excelência esportiva e vivência esportiva.

‘Esporte e Transformação Social’ terá 7 categorias

Os R$ 7 milhões devem contemplar sete categorias diferentes. São elas: esporte e transformação social, esporte de aventura, avaliação da saúde e desempenho de atletas, esporte de rendimento infanto-juvenil, esporte de rendimento adulto, esporte de alto rendimento adulto e federações esportivas.

As entidades de práticas desportivas, associações, institutos, ONGs, clubes escolares e clubes esportivos poderão encaminhar até 2 propostas, sempre em categorias distintas.

Já as federações esportivas poderão enviar apenas uma única proposta na sua categoria. As entidades mais bem pontuadas receberão apoio financeiro conforme ordem de colocação do resultado definitivo, com previsão de execução em até 12 meses.

“Acredito que o esporte transforma vidas, desde o esporte de base até o de alto rendimento, o esporte promove valores humanos, oferece recursos intelectuais e emocionais que auxiliam a tomada de decisões para vida toda. Carrego comigo na minha vida pessoal e profissional transformações importantes que o ambiente esportivo promoveu”, afirmou Herculano Borges, diretor-presidente da Fundesporte.

Edital terá novas categorias

Algumas das categorias integram pela primeira vez um edital de chamamento público. É o caso da “esporte para todos”, que visa a atender, por exemplo, entidades que promovem atividades esportivas em comunidades em situação de vulnerabilidade social e que gerem transformação social por meio do esporte. Um percentual de vagas cabe ao atendimento aos povos originários ou quilombolas.

Outra novidade é a categoria “esporte de aventura”. Esta inclui esportes praticados em ambientes naturais como maratona aquática, mountain bike, canoagem, corrida de trilha, trekking e stand up paddle. E também a categoria que diz respeito a avaliação da saúde e desempenho dos atletas, com a finalidade de subsidiar projetos que forneçam avaliação multiprofissional de atletas de rendimento.