A quinta rodada do Campeonato Estadual aconteceu no último fim de semana e fechou o primeiro turno da fase de grupos. Agora, os dez times estão com quatro jogos disputados e o Operário, único que mantinha 100% de aproveitamento, perdeu os primeiros pontos.

Os destaques da rodada foram a vitória fora de casa do Dourados que lhe valeu a liderança e a surpreendente vitória do Coxim sobre o , atual campeão.

Grupo A

O Costa Rica confirmou o turno irregular que disputou e acumulou a segunda derrota seguida, agora em casa contra o Coxim. No Estádio Laertão, o time da casa abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Gustavo Henrique aos 20 minutos. Depois, teve competência para segurar a vantagem até o fim, se aproveitando da falta de confiança do adversário.

Em , a Portuguesa recebeu o no Estádio Sotero Zárate e até saiu na frente, com gol de Dri aos 19 minutos do primeiro tempo. A vantagem da Lusa ficou difícil de segurar com a expulsão do zagueiro Machado alguns minutos depois.

Com um a mais, o Galo cresceu e igualou aos 30 minutos com Maurinho. Mas quem esperava que a partir dai, o time alvinegro tomaria conta do jogo, isso não aconteceu e a Portuguesa conseguiu segurar o resultado até o fim, inclusive desperdiçando algumas chances de marcar.

Com os resultados, a liderança é do Operário com dez pontos, tendo agora o Coxim em segundo com sete, o Costa Rica caiu para terceiro com seis e a Portuguesa está com cinco pontos. A lanterna é do Náutico, que não pontuou nos quatro jogos que disputou a caminha para retornar à segunda divisão.

estadual
Tabela do Grupo A (Arte Jornal Midiamax)

Grupo B

O primeiro jogo da chave aconteceu no Estádio Saraivão, onde o Ivinhema, em busca de reabilitação, recebeu o Dourados. O primeiro tempo terminou sem gols, mas o Azulão do Vale ficou no prejuízo com a expulsão do volante Lucas, já nos acréscimos.

Na etapa final, mesmo com um jogador a menos, o Ivinhema marcou primeiro, com Thiaguinho cobrando pênalti aos nove minutos. Depois, o time douradense passou a pressionar pelo resultado e Túlio Renan foi nome do jogo, marcando o gol do empate aos 35 minutos e o da virada, aos 38, fechando o placar em 2 a 1.

Depois, no Estádio Arthur Marinho, o Corumbaense recebeu o Aquidauanense. O time visitante abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo, com Wiliam, e o Corumbaense empatou aos 11 minutos do segundo tempo, com Rincon, fechando o placar em 1 a 1.

A combinação de resultados fez o DAC assumir a liderança, agora com nove pontos. O Aquidauanense caiu para segundo, com oito, mas ainda invicto. O Corumbaense está em terceiro com cinco pontos e o Ivinhema, em quarto, tem quatro pontos. A lanterna é do Novo, com apenas um ponto.

estadual
Tabela do Grupo B (Arte Jornal Midiamax)

Próxima Rodada

A próxima rodada marca o início do returno, onde os times se enfrentam novamente com o mando de campo invertido. Três jogos acontecem no sábado (17).

A rodada começa às 15h30, no Estádio Sotero Zárate, com Novo e Ivinhema. Às 18h, o Corumbaense recebe o DAC no Estádio Arthur Marinho e, às 19h, jogam Costa Rica e Náutico no Estádio Laertão. 

Na única partida de domingo (18), a Portuguesa enfrenta o Coxim no Estádio Sotero Zárate, em disputa direta por posição. 

estadual
Sexta rodada do Estadual (Arte Jornal Midiamax)

Estadual 2024

De acordo com o regulamento, os dez clubes são divididos em dois grupos que, na primeira fase, se enfrentam em turno e returno dentro das chaves. Os quatro melhores de cada lado avançam para as quartas de final e os dois lanternas são rebaixados para Série B.

Nas quartas, semifinal e na decisão, os clubes se enfrentam em confrontos eliminatórios de ida e volta até apurar o campeão, nos dias 14 e 21 de abril.

Os finalistas garantem vaga na  do Brasil 2025, com cota de participação de aproximadamente R$ 750 mil. Além disso, o campeão disputa ainda a Copa Verde e a Série D do Campeonato Brasileiro.

Acompanhe a evolução clubes durante a fase de grupo:

Grupo A

Grupo B

Saiba Mais