Iniciada as quartas de final do Estadual de Futebol, que vale vaga para a Copa SP de Futebol Júnior, um detalhe do regulamento da competição atraiu críticas de torcedores. A questão envolve a maneira como as equipes foram agrupadas para as fases eliminatórias.

Conforme estipulado pelas regras do torneio, os líderes de cada grupo enfrentam os segundos colocados de outros grupos nas quartas de final. Até aqui, tudo parece seguir um padrão de competitividade esperado. No entanto, é na definição dos dois melhores terceiros colocados que a polêmica surge.

O regulamento determina que duas das vagas nas quartas de final são destinadas aos melhores terceiros colocados, independentemente do grupo em que se encontram. O problema não estaria na inclusão dessas equipes nas quartas, mas na forma como são definidos os confrontos. O melhor terceiro colocado enfrenta o segundo melhor terceiro, garantindo, assim, um caminho teoricamente mais fácil para pelo menos uma das equipes.

A crítica central está em que, enquanto os segundos colocados terão que enfrentar os primeiros colocados, os terceiros irão se confrontar diretamente, um cruzamento que, para muitos, parece privilegiado.

Na opinião de Fellipe B., narrador e comentarista esportivo em Mato Grosso do Sul, o regulamento possui falhas, mas deve-se levar em consideração que este foi aceito em reunião arbitral, ou seja, presidentes de clubes aceitaram esse regulamento. 

“O que interessa é classificar, se ficar em terceiro às vezes até melhor, exemplo, o time do Comercial jogou contra o Novo, quem viu a campanha do Comercial foi melhor que a do Novo, então para o Comercial era melhor terminar em terceiro”, afirmou.

Para o comentarista, como as equipes estão apresentando desempenho semelhantes, o mais importante seria tão somente se classificar. Ainda assim, ele apresentou uma proposta de uma forma de cruzamento que seria mais justa.

“Nos dois grupos em que houver três classificados, o primeiro enfrenta o terceiro do outro e os segundo se enfrentam. No grupo restante, como só há dois classificados, o primeiro enfrentaria o segundo”, propôs ele.

Entretanto, há torcedores descontentes com o regulamento. Adepto de um time do interior, mas que não quis se identificar, afirma que não vê justiça na atual forma de classificação.

“É frustrante ver que o bom desempenho do time resultou em um adversário mais forte nas quartas de final. Enquanto isso, outros times que tiveram piores resultados durante a fase de grupos, terão adversários que também não tiveram bom desempenho”, comentou o torcedor, que tem 48 anos e se diz apaixonado por futebol.

Seu entendimento seria de que o regulamento não proporciona tratamento igualitário entre as equipes com base no desempenho. 

Questionada, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) não retornou resposta até esta publicação. O espaço segue aberto para posicionamento.

Quais foram as equipes classificadas

A primeira rodada das quartas de final do Estadual Sub 20 foi realizada no sábado (20), com quatro partidas, sendo que uma delas foi finalizada apenas nesta segunda-feira (22).

Os confrontos definidos foram Aquidauanense (1º do grupo A) contra o União ABC (2º do C); São Gabriel (1º do C) contra Operário Caarapoense (2º do B); DAC (1º do B) contra a Portuguesa (2º do A). 

Por fim, o confronto entre os dois melhores terceiros colocados: Comercial x Novo. Estes tiveram desempenho de 55% e 38% na fase classificatória. 

Outros confrontos das quartas envolvem equipes que tiveram, por exemplo, 88% contra 61%, caso de São Gabriel x Operário AC.

No Grupo C, o União ABC se classificou em segundo colocado, com 44% de aproveitamento. Seu adversário é o Aquidauanense, primeiro do A, com 61% de aproveitamento e dono do melhor ataque da competição.

Neste mesmo grupo, o Novo se classificou em terceiro, com 38% de aproveitamento. Seu adversário foi definido, pelo regulamento, como o Comercial, terceiro colocado do grupo A.

Resultados das partidas de ida das quartas

Apesar das controvérsias, a primeira rodada das quartas já foi realizada, no último sábado.

Na primeira partida da tarde, no Estádio Olho do Furacão, em Campo Grande, a Portuguesa recebeu o DAC e foi superada pelo placar de 3 a 1. 

O Comercial foi até Sidrolândia enfrentar o Novo e venceu pelo placar mínimo.

Já o Operário Caarapoense não tomou conhecimento da melhor equipe da primeira fase e, jogando em casa, aplicou três a zero no São Gabriel.

Por fim, também no Estádio Olho do Furacão, o ABC vencia o Aquidauanense pelo placar mínimo, quando o atacante Vitor, do ABC, sofreu uma falta e bateu a cabeça na mureta que limita o campo. Ele foi atendido e levado pela ambulância para a Santa Casa.

Como uma partida de futebol oficial não pode ser realizada sem a presença de uma ambulância, o jogo foi interrompido. A sequência foi realizada na segunda-feira, mas o placar não sofreu alteração.

As partidas de volta das quartas de final ocorrem neste sábado (27). Caso a soma dos resultados das partidas de ida e volta apresentem igualdade, o vencedor e classificado para a semifinal será definido em cobranças de pênaltis.