Pular para o conteúdo
Esportes

Confiante, Yeltsin faz último treino em Campo Grande antes de embarcar para Paralimpíadas de Paris

Atleta foi medalhista e recordista mundial em Tóquio
Priscilla Peres, Jennifer Ribeiro -
Yeltsin Jacques treina no Parque Ayrton Senna (Foto: Nathália Alcântara)

Mato Grosso do Sul embarca para as Paralimpíadas com o sonho da medalha de ouro. E tem chances! O atleta Yeltsin Jacques, de 33 anos, realizou seu último treino na manhã desta quarta-feira (14), no Parque Ayrton Senna, em . Ainda hoje, ele embarca para São Paulo e, em seguida, para Paris.

Otimista após atingir um recorde durante o Campeonato Mundial de Atletismo, em maio, no Japão, Yeltsin vai a Paris confiante na conquista de uma medalha. “A gente está muito bem pra chegar e trazer a medalha de ouro para gente, se Deus quiser, até poder comemorar aqui no Mato Grosso do Sul”, disse ele ao Jornal Midiamax.

Em maio, o atleta sul-mato-grossense foi campeão da prova de 5.000 metros da classe T11 (atletas com deficiência visual), no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Kobe, no Japão. Na oportunidade, quebrou novo recorde mundial da prova, com o tempo de 14min53s97. O melhor tempo, até então, era do japonês Kenya Karasawa, que havia estabelecido 14min55s39.

Treinos de alto rendimento em Campo Grande

É em Campo Grande, no Parque Ayrton Senna, que Yeltsin se prepara para as competições. Junto dele, uma equipe de alto rendimento garante a preparação para a performance recordista nos campeonatos.

Yeltsin Jacques treina no Parque Ayrton Senna (Foto: Nathália Alcântara)

“A gente tem um centro de treinamento de alto rendimento aqui, tem a pista excelente, a academia excelente também, a gente faz todo o trabalho a acompanhamento com a fisioterapia, com médicos”, afirma o atleta que é recebe o Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso do Sul.

Para Paris, Yeltsin viaja com dois atletas guia: Guilherme Ademilson e Antonio Henrique Lima. Desde o campeonato no Japão, a equipe se prepara para as Paralimpíadas com treino de velocidade, focada na competição.

Confiante na medalha

“Estou com sangue no olho para bater esse recorde em Paris. A missão do recorde foi comprida, para as pessoas ter um pouco de noção da velocidade, é um pouco acima de 20km por hora. Foi bastante rápido e estou bem feliz”, disse o atleta, animado.

Yeltsin Francisco Ortega Jacques foi convocado para disputar as provas de 1.500 e 5.000 metros na classe T11, destinada a atletas cegos. Recordista mundial nas duas provas e atual campeão mundial dos 5.000m, Yeltsin entra como favorito para conquistar medalhas.

Isso porque na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio-2020, ele levou o ouro nas duas categorias e ainda garantiu o recorde mundial. 

Yeltsin Jacques treina no Parque Ayrton Senna (Foto: Nathália Alcântara)

Paralimpíadas em Paris

A primeira convocação dos atletas brasileiros foi anunciada pelo CTB (Comitê Paralímpico Brasileiro) em 25 de junho. Já a segunda, em 11 de julho.

Por fim, a terceira convocação ocorreu no dia 18 de julho, com os nomes do tênis em cadeira de rodas.

Assim, somando com a primeira lista de convocação, a delegação brasileira já conta com 277 participantes em Paris. Essa já é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, faltam 27 para alcançar seu 400º pódio no evento.

Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida no Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.

Receba notícias no celular

Mais de 2 mil contatos de todo Mato Grosso do Sul recebem nossos boletins informativos de forma 100% gratuita pelo WhatsApp. São atualizações diárias sobre a previsão do tempo, trânsito, vagas de emprego, direitos trabalhistas, política e outras informações úteis.

Faça parte do nosso grupo e receba notícias todos os dias pelo WhatsApp. Envie uma mensagem com seu nome e bairro para te acrescentarmos na lista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Justiça nega liminar e mantém assessor de Claudinho Serra preso por corrupção e lavagem

Últimas Notícias

Cotidiano

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Abertura de salas no interior de MS ainda não tem previsão, conforme a Aena

Polícia

Defesa nega agressão a jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Defesa diz que não houve tentativa de feminicídio, como a jovem relatou anteriormente ao Jornal Midiamax

Polícia

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Devido ao impacto, a vítima precisou ser transferida para Santa Casa de Campo Grande

Política

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Trad deixou o PSD, pois o partido estava se alinhando com nomes da direita política