Com Costa Rica e Operário na lista, CBF sorteia confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil na terça

Primeira e segunda fase da Copa do Brasil serão disputadas em jogo único

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
copa do brasil
Taça da Copa do Brasil (Lucas Figueiredo, CBF)

O sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil, que reúne ao todo 92 times de diversas divisões do futebol nacional, será na próxima terça-feira (30), às 14h (horário de Mato Grosso do Sul), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

De acordo com a entidade, no mesmo dia também serão definidos os mandos de campo da segunda fase. O sorteio terá transmissão ao vivo online. Operário e Costa Rica representam de MS na competição nacional, que está programada para começar em 21 de fevereiro.

Além dos 80 clubes da fase inicial contemplados no sorteio, outros 12 times previamente classificados ingressarão na Copa do Brasil apenas na terceira fase, quando a disputa ocorrerá com jogos de ida e volta. São eles: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Bragantino, Athletico-PR, Vitória, Fluminense, São Paulo, Ceará e Goiás.

Para realizar o sorteio dos primeiros confrontos do torneio, a CBF distribuirá os nomes dos 80 times da fase inicial em oito potes. De um lado, ficarão os times mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes (RNC), alocados nos potes A, B, C e D. Tais equipes farão a estreia fora de casa, no entanto terão a vantagem do empate para avançarem à segunda fase. Do outro lado estarão os demais 40 clubes distribuídos pelo potes E, F, G, H.

Costa Rica – campeão estadual – está no pote G junto com o Athletic-MG, Nova Venécia-ES, Maranhão-MA, Itabaiana-SE, Murici-AL, River-PI, GAS-RR, Villa Nova-MG e Ji-Paraná-RO – que enfrentam os times do pote C.

Já o Operário caiu no pote F com Operário-MT, Humaitá-AC, Trem-AP, São Luiz-RS, Treze-PB, Porto Velho-RO, Anápolis-GO, Rio Branco-AC e Iguatu-CE. Os embates serão com os times do pote B.

Entre os clubes estreantes no torneio mais democrático do país, estão Água Santa, de Diadema (SP), Amazonas-AM, campeão da Série C do Campeoanto Brasileiro de 2023; Manauara-AM: ;Audax Rio (RJ); Olaria-RJ: Capital-TO; Grêmio Atlético Sampaio-RR; Itabuna-BA; e Petrolina-PE.

Conteúdos relacionados