A última rodada do Campeonato Estadual marcou o fim da primeira parte da fase de grupos, no último fim de semana, em Mato Grosso do Sul. Agora os times começam a se enfrentar novamente no returno, em busca da classificação.

Nesta fase os times se enfrentam de novo, mas com o mando de campo trocado. Se na primeira partida um time visitou o adversário, desta vez, jogará em casa contra o mesmo clube.

A primeira partida desta etapa acontece entre e Náutico nesta quarta-feira (14) em jogo adiantado pela oitava rodada. O encontro acontece no Estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia, já que o gramado do Jacques da Luz está interditado para manutenção.

Operário e Náutico se enfrentaram na terceira rodada, no Estádio das Moreninhas, com Galo levando a melhor por 2×0. Líder da chave com dez pontos e ainda invicto no Estadual, o Operário, virtualmente classificado, pode garantir vaga nas quartas de final matematicamente com uma vitória, já que iria a 13 pontos, enquanto o adversário seguiria sem pontuar. Por outro lado, o Náutico precisa da vitória para diminuir as chances de rebaixamento. 

Returno do Campeonato Estadual

A fase do returno do Estadual começa oficialmente no fim de semana, com três jogos no sábado (17). A rodada começa às 15h30, no Estádio Sotero Zárate, com o visitando o Novo. No turno, o time da Capital venceu o clube mandante por 3×0.

Às 18h, o Corumbaense recebe o DAC no Estádio Arthur Marinho e, às 19h, jogam e Náutico no Estádio Laertão. O Carijó da Avenida perdeu de 3×0 para o Dourados no último encontro e o CREC superou em 3×1 o Náutico.

Na única partida de domingo (18), a Portuguesa enfrenta o no Estádio Sotero Zárate, em disputa direta por posição. No turno, a partida ficou empatada em 1×1.

Classificação

No Grupo A, a liderança é do Operário com dez pontos, tendo o Coxim em segundo com sete. O Costa Rica caiu para terceiro com seis na última rodada e a Portuguesa está com cinco pontos. A lanterna é do Náutico, que não pontuou nos quatro jogos que disputou e caminha para retornar à segunda divisão.

Na chave B, a combinação de resultados da quinta rodada fez o DAC assumir a liderança, agora com nove pontos. O caiu para segundo, com oito, mas ainda invicto. O Corumbaense está em terceiro com cinco pontos e o Ivinhema, em quarto, tem quatro pontos. A lanterna é do Novo, com apenas um ponto.

Acompanhe a evolução clubes durante a fase de grupo:

Grupo A

Grupo B

Estadual 2024

De acordo com o regulamento, os dez clubes são divididos em dois grupos que, na primeira fase, se enfrentam em turno e returno dentro das chaves. Os quatro melhores de cada lado avançam para as quartas de final e os dois lanternas são rebaixados para Série B.

Nas quartas, semifinal e na decisão, os clubes se enfrentam em confrontos eliminatórios de ida e volta até apurar o campeão, nos dias 14 e 21 de abril.

Os finalistas garantem vaga na  do Brasil 2025, com cota de participação de aproximadamente R$ 750 mil. Além disso, o campeão disputa ainda a Copa Verde e a Série D do Campeonato Brasileiro.