Pular para o conteúdo
Esportes

Clubes poderão mesclar times com meninos e meninas para o Campeonato Estadual Sub-13

FFMS liberou a inclusão de jogadoras nos times, que até então eram exclusivamente masculinos
Fábio Oruê -
Compartilhar
estadual
Meninas vão poder jogar na categoria de base (Divulgação, Avaí)

A edição 2024 do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 terá novidade para os clubes, segundo a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). Os times vão poder mesclar meninos e meninas para a disputa da competição.

A FFMS liberou a inclusão de jogadoras nos times, que até então eram exclusivamente masculinos. A decisão segue regulamentação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A medida institui o futebol misto no âmbito amador e de base.

Agora, as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora. 

A decisão da CBF tem como exemplo a atleta do Avaí-SC, Nati Pereira, que, aos 9 anos, foi a primeira menina a jogar em uma categoria de base masculina no Brasil. Isso foi possível graças a uma exceção aberta pelo clube catarinense em 2019, e que, em 2023, passou a ser regra em todo o país quando a entidade regulamentou o futebol misto. Desde 2022, Nati joga nas categorias de base do Corinthians.

Formação de atletas

Segundo Marco Tavares, vice-presidente da Federação e coordenador de competições, a decisão tomada pela entidade faz parte do objetivo de desenvolver a prática de futebol entre as mulheres e, assim, ajudar na formação de novas atletas.

“Estamos com vários projetos para o futebol feminino, um deles é esse com o Estadual Sub-13 recebendo meninas, até em função da dificuldade em organizar um torneio só para elas nesta faixa etária. Será uma oportunidade ímpar para essas atletas que estão iniciando no futebol”, explica o dirigente.

A competição deve reunir clubes de todo o Estado e, até agora, 13 confirmaram a pré-inscrição. A primeira fase começa em abril e os jogos finais acontecem no fim de junho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados