“Sou natural de Campo Grande. Lá faz muito, muito calor”. É assim que o volante Éderson, estreante da Seleção Brasileira na Copa América, começou falando de suas raízes e adaptação aos treinos em Orlando, nos EUA.

Após fazer história no Fortaleza, classificando o time para a Libertadores em 2021, o jogador encerrou a temporada com o título da Liga Europa pela Atalanta. Agora, se torna promessa na seleção brasileira.

Nesta conquista mais recente, a primeira internacional do clube italiano, o volante Éderson de 24 anos mostrou muita garra e agora quer fazer um bom trabalho representando o Brasil.

“Só de estar aqui é um sonho realizado. Trabalhei muito forte para chegar na Seleção”, disse, em entrevista à CBF TV (Confederação Brasileira de Futebol).

Segundo a Confederação, Na Atalanta, ele foi o líder de desarmes e bolas recuperadas nesta temporada e elogiado por jornais europeus nos últimos meses.

Assim, o espanhol “As” escreveu que o “brasileiro combina consistência desde o início da temporada com um físico privilegiado que lhe permite percorrer muitos metros em alta intensidade ao longo dos 90 minutos”.

O volante Éderson é “um jogador comprometido, que não brilha com a bola, mas que serve como aquela cola necessária em um bloco disposto a brigar por campeonatos”, segundo o diário.

Ainda em entrevista à CBF TV, disse que é fã de Casemiro. “Ele tem uma carreira enorme, incrível, um grande jogador. Costumo olhar muito para ele. É muito difícil você construir uma carreira como ele fez. Com certeza, o Casemiro tem alguma coisa especial”, completou.

Volante Éderson

Nascido no Mato Grosso do Sul e revelado nas categorias de base do Desportivo Brasil, clube pelo qual estreou como profissional, Éderson passou também por Cruzeiro, Corinthians, Fortaleza, Salernitana e Atalanta.

Portanto, no Corinthians, o meia disputou 25 partidas ao longo de 2020. Saiu do banco de reservas e foi aproveitado apenas durante o segundo tempo em quase todas elas. Por conta do baixo aproveitamento, acabou sendo emprestado ao Fortaleza.

Enfim, foi na capital cearense que Éderson viu sua carreira realmente decolar. O jogador teve um ótimo ano de 2021, com direito a um título cearense, e chamou a atenção da Salernitana. Depois de apenas meia temporada na modesta equipe italiana, transferiu-se para a Atalanta, onde se converteu em um dos nomes mais desejados do Calcio.