Os desafios enfrentados pela seleção brasileira de basquete para avançar nos Jogos Olímpicos Paris 2024 eram consideráveis na manhã desta sexta-feira (2). Sem vitórias nas duas primeiras partidas do Grupo B, o Brasil precisava vencer o Japão com um placar expressivo e ainda torcer por outros resultados favoráveis para garantir uma vaga nas quartas de final. Portanto, o time se destacou na primeira etapa e contou com a ajuda da Grécia, assegurando a classificação para a próxima fase.

Com uma atuação brilhante do pivô Bruno Caboclo, que foi o destaque da partida com 33 pontos, o Brasil venceu o Japão por 102 a 84 no Estádio Pierre Mauroy, em Lille. Dessa forma, a equipe retorna a Paris para a fase final do torneio.

Além disso, contra o Japão, que se mostrou eficiente com seus arremessos de três pontos, o Brasil utilizou a estratégia oposta: a presença dominante de Bruno Caboclo, que, com seus 2,08 metros, foi decisivo no garrafão. Além dos 33 pontos, Caboclo também pegou 17 rebotes.

Este é o 14º torneio olímpico de basquete masculino em que o Brasil participa. Em um grupo desafiador, com os anfitriões franceses e os campeões mundiais atuais, o Brasil sofreu duas derrotas nas partidas iniciais. Na estreia, a equipe brasileira perdeu para a França por 78 a 66. Na segunda rodada, após um bom início, enfrentou outra derrota, desta vez para a Alemanha, com o placar de 86 a 73.

Portanto, além da vitória sobre o Japão, o Brasil buscou demonstrar o nível de jogo que o levou à conquista do pré-olímpico na Letônia no início do mês, quando a classificação parecia improvável. Assim, parece que o primeiro passo foi dado.

Brasil nas Olimpíadas

A seleção masculina não participava dos Jogos Olímpicos desde Londres 2012, já que na Rio 2016 a vaga foi ocupada pelo país sede.

O basquete brasileiro estreou nos Jogos Olímpicos em Berlim 1936, com a seleção masculina conquistando a medalha de bronze em Londres 1948. Em seguida, obteve mais dois bronzes consecutivos, em Roma 1960 e Tóquio 1964. A seleção feminina conquistou a prata em Atlanta 1996 e o bronze em Sydney 2000.

*Com informações do COB