Jogar bola é para muitos apenas uma brincadeira divertida entre amigos, mas para o jovem Luan Henrique Gavioli é coisa séria. Aos 14 anos, com um sonho e uma oportunidade, ele se mudou de Campo Grande para o interior de São Paulo, onde se dedica a treinos no Clube Recreativo de futebol, que leva o nome da cidade paulista, Bofete. O objetivo dele é se destacar e seguir carreira como jogador profissional.

Mesmo muito novo, Luan já está se preparando para pequenos campeonatos, dos quais podem surgir grandes oportunidades. Um deles acontece em julho deste ano, quando o jovem jogador disputa a Copa Interior de Base do Brejo Alegre. Os próximos campeonatos estão previstos para outubro, quando Luan joga contra São Paulo e Corinthians.

O jogador de pouca idade, mas de muitos sonhos deixa um recado para quem, assim como ele, tem grandes objetivos. “Não é fácil, mas nunca desista dos seus sonhos, persista que um dia você vai conseguir”.

Sonho que cruzou gerações

Joaquim Bruno Gavioli, pai do jovem jogador, conta que tudo começou mesmo antes de o filho nascer, quando esse ainda era um sonho dele.

“Fui chamado para um time quando tinha 14 anos, mas, na época, não tinha alojamento e minha família não tinha condições de mudar de cidade para que eu pudesse treinar. Então, precisei abandonar esse sonho. Mas sempre tive certeza que realizaria isso, vendo um filho meu conquistando espaço no futebol”, conta.

Luan e o pai falam sobre futuro no futebol (Foto: Ana Laura Menegat, Midiamax)

E Joaquim estava certo. Aos 3 anos, o filho começou a mostrar interesse por futebol e, com o passar do tempo, também desenvolveu habilidades que chamavam atenção.

“Lembro-me que os amigos comentavam sobre o Luan e um deles o viu jogando e me disse para investir, que ele poderia ter futuro. Foi o que eu fiz”, relata.

Focado na possibilidade de o filho se tornar um jogador profissional de futebol, Joaquim começou a gravar treinos e divulgar as principais jogadas. Nas redes sociais, ele conseguiu diversos contatos que levaram Luan ao time onde treina atualmente.

Luan quer jogar no São Paulo e tem CR7 como inspiração

O menino, que tem como inspiração dois jogadores renomados, leva a sério os treinos e não esconde a vontade de crescer.

Luan durante treino no Clube Recreativo Bofete (Foto: arquivo pessoal)

“Eu me inspiro muito no Cristiano Ronaldo, porque ele se superou. Tem uma história de vida muito difícil e ainda assim conseguiu chegar onde está. Eu também me inspiro no Lucas Moura, porque além de jogar no meu time de coração, o cara é liso, ninguém segura ele em campo”, defende.

Pensando longe, Luan já se imagina como jogador de futebol profissional e tem planos para o futuro.

“Meu sonho é crescer, me tornar jogador profissional e conquistar grandes títulos. Quando estou jogando, penso que tem sempre alguém observando, tem sempre um olheiro e pode ser minha chance de ser visto. Eu dou o meu melhor e o time que me escolher eu vou abraçar. Mas, tenho o sonho em jogar ao menos uma vez no São Paulo, meu time de coração e também quero jogar fora do país”, compartilha.

Outro sonho – talvez o principal deles -, que até mesmo o olhar revela, é o de fazer valer os esforços da família que se desdobra para apoiar a carreira de Luan.

“Quero dar muito orgulho para os meus pais, para a minha família. Se não fosse eles, eu não teria essa oportunidade. Minha família é tudo”, diz, com lágrimas nos olhos.

“Quero montar uma instituição para ajudar pessoas carentes”

Além dos objetivos pessoais, Luan acredita que o futebol é o caminho para que no futuro ela possa ajudar outras pessoas a conquistarem seus sonhos.

“Quando eu estiver bem, quero montar uma instituição para ajudar pessoas carentes, que têm sonho em fazer algo, mas não conseguem por não terem oportunidade”, expõe.

Mesmo muito novo, Luan já está se preparando para pequenos campeonatos, dos quais podem surgir grandes oportunidades. Um deles acontece em julho deste ano, quando o jovem jogador disputa a Copa Interior de Base do Brejo Alegre. Os próximos campeonatos estão previstos para outubro, quando Luan joga contra São Paulo e Corinthians.

O jogador de pouca idade, mas de muitos sonhos deixa um recado para quem, assim como ele tem grandes objetivos. “Não é fácil, mas nunca desista dos seus sonhos, persista que um dia você vai conseguir”.

Quem quiser acompanhar a trajetória de Luan, pode seguir a rede social – criada e monitorada pelo pai – no Instagram: luanhgavioli03.