Pular para o conteúdo
Esportes

São Paulo brilha no 2º tempo, vira sobre o Botafogo e lidera grupo no Paulistão

São Paulo fechou a primeira fase com 23 pontos em 12 jogos e terá o mando de campo nas quartas de final, contra o Água Santa
Agência Estado -
são paulo
(Foto: Divulgação, São Paulo)

Bastava uma vitória para o confirmar a liderança do Grupo B do Campeonato Paulista, e ela veio com alguns sustos. O tricolor levou um gol do no começo do duelo deste domingo, em Ribeirão Preto, mas foi implacável no segundo tempo e triunfou por 3 a 1 com gols de Luan, Galoppo e Juan.

Com o resultado, a equipe de fechou a primeira fase com 23 pontos em 12 jogos e terá o mando de campo nas quartas de final, contra o Água Santa. Apesar da derrota, o Botafogo também se classificou e pegará o Red Bull Bragantino, já que o Santos, seu rival direto no Grupo A, perdeu para o Ituano.

O São Paulo começou tomando as ações nos primeiros lances, acionando Caio Paulista na lateral-esquerda e tentando a jogada pela ponta, mas o Botafogo se defendeu bem das investidas iniciais.

Na jogada seguinte, o tricolor de Ribeirão Preto armou um contra-ataque rápido. Jean Victor lançou Osman na área, que escapou da marcação e finalizou, para defesa de Rafael. Nathan tentou evitar a saída de bola na lateral e perdeu a posse para Luiz Henrique, que cruzou na medida para Robinho cabecear e marcar o primeiro gol do jogo, logo aos dois minutos.

Aos seis, o lateral-direito recebeu sozinho, conseguiu dominar, mas cruzou rasteiro, fácil para a zaga do Botafogo aliviar. Depois, Alisson recuperou bola no lado esquerdo e arriscou de fora da área, mas a bola parou na defesa. O São Paulo seguiu com mais posse de bola e explorando as pontas. Aos 16, em bola levantada, Wellington Rato pegou rebote perto da pequena área, mas chutou muito alto e longe da meta adversária.

Luan quase empatou o jogo aos 23. Em uma cobrança de escanteio, Matheus Albino rebateu de soco a bola para fora da área, na sequência, o volante dominou e chutou de trivela no canto esquerdo do goleiro, que fez grande defesa.

O tricolor manteve a pressão e por pouco não igualou novamente com Luciano. Galoppo recebeu lançamento, chutou cruzado e Matheus Albino defendeu. No rebote, seu companheiro de ataque tentou completar de carrinho para o gol, mas o chute saiu fraco ao ser bloqueado pela zaga e o arqueiro recuperou a bola.

O argentino teve mais uma chance aos 39, em uma falta perigosa para o São Paulo na esquerda. Apesar de muitos jogadores esperarem cruzamento, ele arriscou um chute direto, mas não mediu bem a força e finalizou longe da meta. Aos 45, Caio Paulista quase achou Luciano na pequena área, mas a zaga neutralizou novamente.

Ambas as equipes tiveram modificações para o segundo tempo. No Botafogo, Guilherme Madruga e Mantuan entraram nos lugares de Osman e Gustavo Xuxa, respectivamente. Já no São Paulo, Alisson e Caio Paulista foram substituídos por David e Wellington, esse o titular da lateral-esquerda que estava sendo poupado.

E por muito pouco não brilhou a estrela de Rogério Ceni logo com alguns segundos. Nestor acertou um grande passe para David na grande área, o atacante dominou, chutou de peito de pé e acertou a rede pelo lado de fora.

Dois minutos depois, foi a vez de Nestor quase marcar em uma finalização de longe. O meia recebeu a bola perto da meia-lua após uma tabela e arriscou de lá mesmo, acertando a trave. A pressão era toda do São Paulo, que ficou ainda mais ofensivo ao trocar Nathan pelo atacante Juan.

Aos 14, Robinho roubou uma bola de Alan Franco no meio-campo, ganhou da zaga são paulina na corrida e entrou livre na grande área, mas se desequilibrou ao finalizar e chutou fraco, para defesa de Rafael.

Na sequência, o São Paulo respondeu com Wellington na ponta-esquerda. Ele levou para a linha de fundo e cruzou, a defesa do Botafogo tirou e, no rebote, Luan tentou outro chute de fora, Matheus Albino se esticou, mas não conseguiu evitar o gol. Tudo empatado. Mesmo marcando, o volante foi substituído aos 23 por Jhegson Méndez.

A virada veio com um pênalti aos 25 e cobrado aos 30. Wellington foi derrubado por Mantuan na grande área após o meia do Botafogo perder o tempo de bola e ‘enroscar’ as pernas do lateral. De primeiro momento, Edina Alves não marcou, mas foi chamada ao VAR, revisou e mudou sua decisão.

Galoppo bateu sem chances para Matheus Albino e anotou os 2 a 1 para o São Paulo. O atacante ainda levou amarelo na comemoração ao mostrar a camisa para a torcida rival, mas, na verdade, apenas se confundiu com as cores idênticas dos dois clubes e pensou que estava do lado são paulino.

E não deu nem tempo para o Botafogo ensaiar uma reação, pois o tricolor aumentou para 3 a 1 quase em seguida. Aos 35, Nestor cobrou escanteio pelo lado esquerdo e Juan subiu mais alto que a zaga na segunda trave para cabecear ao gol.

Por conta das paralisações e a revisão do VAR, Edina Alves deu nove minutos de acréscimo e o São Paulo quase marcou com David no desconto. Após isso, com ambos os times classificados, o jogo esfriou e terminou com a vitória do tricolor paulista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
depac golpe

Jovem tem kitnet invadida e é atacado por vizinho com faca em Campo Grande

morto prisão

Morto a tiros no Monte Alegre estava em prisão domiciliar

mega-sena

Dois ganhadores da Dupla de Páscoa levam R$ 25,1 milhões cada

ataques líbano

Ataques israelenses no Líbano deixam ao menos dois mortos e dois feridos

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

monte alegre

VÍDEO: Câmeras flagraram suspeito ‘rondando’ antes de assassinato no Monte Alegre

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

Cantor Ferrugem sofre acidente de ônibus no Rio Grande do Sul: “Livramento”

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagraram suspeito ‘rondando’ antes de assassinato no Monte Alegre

Até o momento o autor não foi encontrado

Polícia

Piloto de MS morre em queda de avião no Mato Grosso

Piloto realizava serviço de pulverização com o avião no momento do acidente

Esportes

Alonso ‘desculpa’ Bortoleto após brasileiro quase bater no espanhol no GP da Arábia Saudita

Fernando Alonso é mentor e agente de Gabriel desde 2022

Mundo

No Chile, Boric condena ataque incendiário à hidrelétrica em construção

Indivíduos armados invadiram de madrugada e atearam fogo a máquinas