Quatro jogos neste final de semana compõem a 9.ª rodada e penúltima do returno do Campeonato Estadual de Futebol. Em jogo, estão as posições dos clubes que avançam para as quartas de final da competição em suas respectivas chaves, bem como possíveis decisões sobre os rebaixados para a Série B.

No sábado, às 16h, o Comercial coloca em jogo sua permanência na elite do futebol estadual contra o líder –e invicto– . O Colorado conta com apenas 1 ponto na classificação e não pode, em hipótese alguma, ser derrotado pela Cobra do Norte. Assim, se isso acontecer, estará matematicamente rebaixado, por não ter mais como alcançar o primeiro time fora da zona de degola do Grupo A.

Caso vença ou empate, o Comercial ainda chegará à última rodada dependendo não só de si mesmo, mas ainda torcendo contra o , que folga nesta rodada do Campeonato Estadual.

O Jaú é o quarto colocado da chave, com 5 pontos, e voltará a campo no domingo seguinte (19) também contra o Costa Rica. No mesmo dia, o Colorado pega o Operário em Campo Grande.

Assim, o Comercial precisa vencer seus dois compromissos e torcer para o Coxim no máximo empatar com o Costa Rica.

Dessa forma, se empatar algum dos jogos, vai secar o Jaú para que perca do Costa Rica e esperar ficar com a vaga nos critérios de desempate –o time de Campo Grande ainda não venceu no Campeonato Estadual, contra 1 vitória do Coxim; e marcou 2 gols (o Jaú, 3) . O Colorado tem melhor saldo de gols (-7 a -8).

Confira como está a classificação do Grupo A do Campeonato Estadual:

Classificação do Grupo A do Campeonato Estadual de Futebol. (Reprodução)
Classificação do Grupo A do Campeonato Estadual de Futebol. (Reprodução)

Também no sábado, Novo e DAC jogam às 18h no Sotero Zárate, em Sidrolândia. O lidera o Grupo B, com 13 pontos, com o Novo na vice, com 10 –empatado com o Aquidauana, a quem supera no número de gols pró (10 a 9) e saldo (2 a -1).

Assim, a batalha aqui é para ver quem fica com a liderança do Grupo, e pode ser postergada até o seguinte, quando os dois clubes voltam a campo.

Veja a classificação do Grupo B do Campeonato Estadual:

Classificação do Grupo B do Campeonato Estadual de Futebol. (Reprodução)
Classificação do Grupo B do Campeonato Estadual de Futebol. (Reprodução)

Operário joga no domingo pelo Campeonato Estadual

No domingo (12), os já classificados Operário e Serc jogam no Jacques da Luz, às 15h. O Galo precisa da vitória nesta e na próxima rodada para avançar como vice-líder do Grupo A –o jogo será o último do time de Chapadão do Sul na primeira fase do Campeonato Estadual.

Com 9 pontos, o Operário pode chegar a 12 caso bata a Serc. Depois, um empate contra o Comercial na rodada seguinte já lhe colocaria em segundo lugar no grupo: empata em 10 no número de gols a favor com a Serc e já a supera no saldo (3 a 2). Se empatar domingo, precisará vencer o Colorado.

Já a Serc fica com a vice do grupo se vencer o Operário no domingo.

No Saraivão, em , o time da casa recebe o Aquidauanense pelo Grupo B pensando em afastar definitivamente o risco de rebaixamento. O time é o quarto colocado da chave, com 7 pontos, dois à frente do lanterna Operário de Caarapó –que não joga neste final de semana.

O Azulão do Vale recebe o Azulão da Princesa sabendo que, em caso de vitória, será mais um time na briga por melhor posição de clssificação no Grupo B e também rebaixará automaticamente o time de Caarapó –chegará a 10 pontos, contra no máximo 8 que podem ser atingidos pelo lanterna da chave.

Se o “Duelo dos Azulões” terminar empatado, bastará ao Ivinhema empatar com o Novo, de novo em casa, no domingo seguinte, para se garantir na e nas quartas de final. Já se perder os dois confrontos, torcerá para que o Operário de Caarapó perca do DAC no Carecão.

Posições nas chaves definem os confrontos no mata-mata

A briga por posições nesta fase define os adversários nas quartas de final, a abre o mata-mata do Campeonato Estadual. O melhor colocado de uma chave enfrentará o pior da outra.

Dessa forma, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto do B; e o primeiro do B pega o quarto classificado do A. Já o segundo do B enfrenta o terceiro do A; e o terceiro do A o segundo do B.

Os jogos serão em turno e returno, nso disa 26 de março e 2 de abril. Os vencedores avançam para as semifinais, também em 2 jogos, nos dias 9 e 16 de abril. A decisão no confronto direto, também em duas partidas –nos dias 23 e 30 de abril.