A primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem 2023 chega ao fim neste domingo (19), em . O torneio pode ser acompanhado de forma gratuita, no Parque das Nações Indígenas.

A competição serve como seletiva para dois eventos internacionais da temporada: a e o Campeonato Mundial de Paracanoagem.

O campeonato reúne grandes personagens da modalidade, como o sul-mato-grossense Fernando Rufino e o multicampeão Igor Tofalini.

De acordo com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), 87 atletas estão inscritos na Copa.

A Copa Brasil terá a presença de competidores vindos do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, e Rio de Janeiro.

Ao todo, são oito categorias em disputa: KL1, KL2, KL3 (caiaque), VL1, VL2, VL3 (embarcação Va'a – canoa havaiana), KLT1 e KLT2 (caiaque), nos gêneros feminino e masculino.

Segundo o departamento técnico da CBCa, a equipe que irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Paracanoagem e na Copa do Mundo será constituída a partir de resultados obtidos na Copa Brasil de Paracanoagem.

Os atletas deverão apresentar resultados condizentes ao objetivo proposto para este evento, alcançando índice na respectiva classe.

Os representantes também poderão ser selecionados pela avaliação do Comitê Técnico da entidade.

A Copa do Mundo acontecerá em Poznán (Polônia), entre os dias 26 e 28 de maio, e o Mundial será realizado em Duisburg (Alemanha), de 23 a 27 de agosto.