Campeonato com surdos tem adaptações na arbitragem e mostra caminho para inclusão no esporte
O evento reuniu participantes de associações da Capital, de Dourados e de Naviraí
Eveline Marques, Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Realizado nesta quinta-feira (12), o Campeonato Estadual Society dos Surdos 2023, na Praça Esportiva Elias Gadia, em Campo Grande, veio para mostrar que a integração entre pessoas com deficiência e o esporte é facilmente alcançada quando se promove a visibilidade desta população.
O evento, que reuniu participantes de associações da Capital, de Dourados e de Naviraí, contou com três jogos, que classificam dois times para o campeonato nacional de futebol de surdos. As informações são da Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul.
“A importância desse campeonato é para a sociedade ter a visibilidade desse inclusão das pessoas surdas. Esse protagonismo é a maneira correta do surdo aparecer”, disse o presidente da federação, Adriano de Oliveira Gianotto.
Ele explicou que as regras são iguais do tradicional, mas com adaptações, por exemplo o árbitro não usa apito e sim bandeiras para sinalizar.
Inclusão no esporte
Com auxílio da Intérprete de Libras Danielle Terezinha Mocelim, a reportagem foi até a praça acompanhar a disputa pela taça de primeiro e segundo lugar e das medalhas para os terceiros colocados.
Rivair Souza da Sliva, da Associação de Surdos e Tradutores e Intérpretes Mãos Douradas, relata que é a primeira vez que participa de um campeonato pela federação. “É um prazer. A associação de surdos e intérpretes Mãos Douradas ter sido escolhida foi muito significativo para todos nós”.
De Naviraí, Glaysson Rhener Rocha, da Anpede (Associação Naviraiense de Pessoas com Deficiência), descreve a importância da união das associações em MS e da federação para levar a inclusão dos surdos ao esporte.
“É importante ter essa união das associações e da federação dos surdos. Sempre víamos ouvintes participando, mas agora a gente fundou essa associação e a federação como forma de representar o surdo nos esportes”, diz.
Integrante do time campeão, Ramon Perucci Roberto, da APSMS (Associação Pantanal dos Surdos de Mato Grosso do Sul), disse que o campeonato ajuda a incentivar os surdos a se envolverem mais nos esportes.
“Foi ótimo participar pela associação e ver outras também envolvidas. Participar desse campeonato é importante para mostrar para todo o Brasil que o surdo é capaz também. O campeonato foi um sucesso e nosso time saiu como vencedor, estamos ansiosos pelo campeonato de 2024”, afirma.
Com a APSMS campeã, o segundo lugar ficou com a Assimd e o terceiro, com a Anpede.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.