Depois de voltar ao Brasil após 15 anos jogando no exterior, o jogador Lucas Leiva, natural de Dourados, precisou passar por uma mudança na carreira em 2023. Uma doença no coração fez ele anunciar a aposentadoria dos campos, encerrando sua carreira no Grêmio.

Afastado dos campos desde o final de 2022, o ex-jogador descobriu uma fibrose cicatricial do miocárdio e, após avaliação dos médicos, precisou abandonar o gramado. A doença de Leiva atinge o miocárdio, onde algumas fibras viram cicatrizes que prejudicam a contração do órgão e seu funcionamento.

Como um jogador de futebol são atletas de alto rendimento e tem forte demanda cardíaca, as consequências da fibrose são impactantes. Conforme o VivaBem, do UOL, a doença aumenta o risco de insuficiência cardíaca e de arritmia – podem levar a morte.

Esses fatores levaram Lucas a anunciar a aposentadoria. “Gostaria de agradecer a todos do Grêmio. Hoje estou aqui para anunciar a minha aposentadoria. Tive muita esperança nesses últimos meses de que conseguiria voltar, mas pelo menos consegui encerrar onde eu queria. Vim para dar a minha contribuição em um momento difícil do clube. Agora é olhar para frente e esperar por uma trajetória que seja também brilhante. Agradecer aos outros clubes que defendi como profissional e antes mesmo do Grêmio, no interior de São Paulo”, disse Lucas em coletiva no CT do Grêmio.

jogador
Lucas tem se dedicado ao Beach Tennis (Fotos: Carlos Rick)

Nova paixão

Após o diagnóstico médico, o douradense decidiu explorar outras modalidades esportivas e se encontrou no Beach Tennis. A modalidade é uma espécie de tênis de quadra e vôlei de praia, jogado com raquetes específicas e uma bola semelhante a um tênis.

Lucas tem, inclusive, participado de campeonatos e torneios no Beach Tennis, o que tem lhe rendido resultados promissores nas competições em que tem participado, conforme divulgou o Portal do Gremista.

Embora sua participação nos campeonatos de Beach Tennis tenha sido até agora uma atividade recreativa, é possível que o jogador aposentado considere a possibilidade de competir profissionalmente no futuro.

Nos últimos dias, o ex-volante gremista participou de uma grande competição na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Onde o atleta teve a felicidade de chegar até as quartas de finais junto com a sua dupla.

Sua experiência no futebol de alto nível e sua experiência podem ser vantagens significativas no desenvolvimento de sua nova carreira esportiva.

Carreira

Leiva tinha assinado contrato com o Tricolor Gaúcho até o fim de 2023. Ele teve passagens por gigantes da Europa, como Liverpool, onde ficou durante 10 anos, e Lazio, equipe pela qual tinha disputado as últimas cinco temporadas, antes de voltar ao Brasil.

O jogador aposentado terminou a carreira no clube onde cresceu no futebol. Lá em 2002, integrou a base do Grêmio, onde ficou até 2007, quando foi jogar na Europa.