Depois de virar o turno como vice-lanterna, com apenas 13 pontos, o começa a vislumbrar com a saída da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No reencontro com a torcida no estádio de São Januário, após 90 dias, o time carioca goleou o Coritiba por 5 a 1, em confronto direto pela 24ª rodada, nesta quinta-feira. Zé Gabriel, Rossi, Vegetti, duas vezes, e Gabriel Pec foram os autores dos gols. A partida também contou com a estreia do francês Dimitri Payet no time titular.

O primeiro contato de Ramón Diáz e reforços com a torcida em São Januário foi melhor do que muitos imaginaram. Bem coletivamente e intenso dentro das quatro linhas, o Vasco não deu chances para o Coritiba os 90 minutos e coroou uma noite mágica para seus torcedores com uma sonora goleada, que não ocorria há mais de 11 anos. A última vitória com quatro gols de diferença do Vasco na tinha ocorrido em 2011, em um duelo contra o Grêmio, em São Januário, por 4 a 0.

Com a segunda vitória seguida, o Vasco chegou a 23 pontos, em 18º lugar, com um ponto a menos que o Santos, 17º, e dois que o Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o time carioca encara justamente a equipe paulista e, em caso de tropeço dos baianos contra o Flamengo, pode sair da zona de degola. Já o Coritiba não parece reunir forças para fugir do rebaixamento. O time é o lanterna, com apenas 14 pontos, a 11 do Bahia e não vence há seis partidas, caminhando a passos largos para a Série B de 2024.

São Januário havia sido interditado um dia depois da derrota para o Goiás, por 1 a 0, no dia 23 de junho, que terminou com confusão dentro e fora do estádio. Após muita briga jurídica, envolvendo o Ministério Público, o Vasco conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do , que extinguiu um processo movido pelo MP, que solicitava mais garantias de segurança ao estádio. Vale lembrar que São Januário é proibido de receber os clássicos da cidade, por ordem da Polícia Militar.

Inicialmente, a partida estava marcada para o estádio Mané Garrincha, em Brasília, após conseguir a liberação do estádio, os ingressos esgotaram em poucas horas e a volta da torcida prometia ser em grande festa. E foi o que aconteceu. Antes da bola rolar, muitos fogos de artifícios embalaram a torcida na arquibancada, que não parou de cantar um minuto sequer e contou com um belo mosaico 3D, com a frase “Resistiremos”.

Quando o juiz apitou, o Vasco colocou em campo toda aquela pressão que se via nas arquibancadas. Encurralando o Coritiba desde o primeiro minuto, Puma Rodriguez perdeu três chances incríveis de abrir o placar. Após cruzamento de Rossi, o uruguaio teve o cabeceio e dois rebotes à queima roupa defendido por Gabriel. No lance seguinte, o torcedor vascaíno pode enfim gritar gol em sua casa.Com sete minutos, Zé Gabriel completou de cabeça o cruzamento de Rossi, para explodir São Januário.

O gol era tudo que o Vasco queria para conter o nervosismo. O Coritiba não oferecia perigo ao time, que trocava passes, ditando o ritmo. Envolvendo o adversário, o Vasco ampliou aos 33 Em bela jogada coletiva, Paulinho lançou Rossi, que tocou para Payet, que não foi fominha e serviu Rossi novamente, que só teve o trabalho de empurrar para as redes. O Coritiba até tentou surpreender na reta final, crescendo na partida, mas o Vasco conteve os avanços e levou a vantagem de dois gols para o intervalo.

Na segunda etapa, o Vasco não quis poupar energia. Logo com quatro minutos, o artilheiro Vegetti deixou sua marca também na festa. Paulinho roubou a bola e cruzou para o argentino, que dominou no peito e finalizou bonito para marcar. O gol não fez o Vasco abaixar a guarda, o time seguiu em cima do Coritiba. Embalado pela torcida, Vegetti marcou o segundo aos 17. O atacante subiu livre e testou firme para marcar o quarto, começando a transformar a vitória em goleada.

Após o quarto gol, o Vasco começou a diminuir o ritmo e deu chance para Sebastián Gómez diminuir para o Coritiba, aos 34. O volante aproveitou a desatenção da defesa carioca e pegou a sobra dentro da área para marcar. Não deu tempo do Coritiba pensar em reação. No minuto seguinte, Marlon Gomes cruzou rasteiro e Gabriel Pec completou para o gol, colocando números finais a uma noite histórica em São Januário.

O Vasco agora terá uma folga no calendário e irá atuar somente daqui a 10 dias, em um novo confronto direto, desta vez contra o Santos, no domingo (dia 1º), às 16 horas, na Vila Belmiro. No mesmo dia e horário, o Coritiba tem o clássico ‘Atletiba' contra o Athletico-PR, no Couto Pereira.

FICHA TÉCNICA

VASCO 5 X 1 CORITIBA

VASCO – Léo Jardim; Puma Rodríguez, Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel(Jair), Praxedes (Marlon Gomes), Paulinho e Payet (Gabriel Pec); Rossi (Orellano) e Vegetti (Sebastián Ferreira). Técnico: Ramón Díaz.

CORITIBA – Gabriel; Hayner (Natanael), Kuscevic, Thiago Dombroski e Jamerson (Victor Luis); Samaris (Willian Farias), Fransérgio (Andrey) e Sebástian Gómez; Marcelino Moreno, Robson (Jesé) e Slimani. Técnico: Thiago Kosloski.

GOLS – Zé Gabriel, aos sete minutos e Rossi, aos 33 minutos do primeiro tempo. Vegetti, aos dois e 17 minutos, Sebastián Gómez aos 34 e Gabriel Pec aos 35 do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Samaris, Natanael, Kuscevic e Willian Farias (Coritiba); Sebastián Ferreira (Vasco).

ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza (SP).

RENDA – R$ 993.631,00.

PÚBLICO – 20.231 total.

LOCAL – São Januário, no (RJ).