A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) anunciou nesta sexta-feira (8) as datas das disputas da edição 2024 da Liga das Nações de Vôlei. A competição que terá as fases iniciais, tanto no masculino como no feminino, disputadas na cidade do .

Assim, as mulheres serão as primeiras a entrarem em ação, entre os dias 14 e 19 de maio. Na primeira fase da competição a seleção brasileira enfrentará Estados Unidos, Sérvia, China, Canadá, República Dominicana, Tailândia e Coreia do Sul.

Então, nas fases seguintes o Brasil jogará em Macau (China) entre 28 de maio e 2 de junho. Depois, em Hong Kong (China) entre 11 e 16 de junho.

A fase final da disputa feminina da Liga das Nações acontecerá entre 20 e 23 de junho em localidade ainda não definida. A competição também conta com a participação de Itália, Polônia, Japão, Alemanha, Holanda, Bulgária e França.

Liga das Nações também trará seleções masculinas

Já na versão masculina do torneio, a primeira fase, que também terá a cidade do como sede, terá jogos entre os dias 21 e 26 de maio. Então, na disputa, a seleção brasileira terá pela frente Itália, Argentina, Japão, Sérvia, Irã, e Alemanha.

A segunda fase do torneio será entre os dias 4 e 9 de junho, em uma cidade japonesa ainda não definida, e a terceira em Manila (Filipinas) entre 18 e 23 de junho.

Por fim, a fase final da versão masculina da Liga das Nações deve ocorrer entre 27 e 30 de junho em cidade também não definida.

Classificação para Paris 2024

A edição 2024 da Liga das Nações desempenhará um papel importante na determinação das últimas seleções que disputarão a próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em 2024 em (França).

O resultado de cada partida da fase preliminar do torneio impactará o ranking mundial da Federação Internacional de Vôlei, que determinará as equipes que ocuparão as últimas vagas olímpicas.