Encerradas as disputas de Voleibol, com a seleção de vencendo nos gêneros masculino e feminino, os Jogos Escolares da Juventude de MS dão sequência com a etapa de basquetebol e handebol, nas faixas etárias de 15 a 17 anos. Os jogos serão disputados entre os dias 2 e 7 de maio. A cerimônia de abertura será realizada nesta segunda-feira (1º), no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão).

As delegações já estão chegando a Campo Grande, e estão sendo recepcionados no Cedesc (Centro de Desenvolvimento Social e Cultural) da Funlec (Fundação Lowtons de e ), onde são feitos os credenciamentos, a regularização de pendências junto à Secretaria Geral dos Jogos.

Desta etapa participam 641 estudantes-atletas, de 30 municípios: Água Clara, Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Além das competições, os estudantes-atletas inscritos nos Jogos Escolares terão oportunidade de participar de atividades culturais e sociais, palestras e ações de conscientização no Centro de Convivência. Uma das ações é a campanha do agasalho, que visa arrecadar roupas que serão doadas para instituições de caridade.

As disputas

Na disputa do basquetebol feminino são 12 equipes inscritas, tendo divisão única. Já no masculino, são 24 equipes, e duas divisões. No handebol, a mesma coisa, sendo que o feminino possui 11 seleções municipais inscritas e no masculino, 19.

O torneio final da Fundesporte, com os vencedores desta primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, acontecerá em Corumbá, entre os dias 16 e 20 de maio. Definido o vencedor da dos Campeões, em cada modalidade, o técnico do time terá o direito de formar a seleção que representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional escolar, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Neste ano, o evento acontecerá em Ribeirão Preto, entre os dias 1 e 16 de setembro.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura, que ocorre nesta segunda-feira (1º), às 19h, no Guanandizão, é aberta ao público. Para quem quiser acompanhar online, a solenidade será transmitida ao vivo pelo YouTube (clique aqui para acompanhar).