Se os planos da CBF de anunciar um novo técnico antes da data de junho não forem por água abaixo, Ramon Menezes comandará diante do Marrocos, no dia 25, seu único jogo à frente da seleção principal. Apesar disso, o treinador não se fez de rogado e convocou nove atletas que nunca haviam vestido antes a camisa da seleção. Entre as novidades, há uma para a lateral direita e três para as duas primeiras posições no meio-campo.

Problema crônico com Tite, a lateral direita terá agora Arthur, do América-MG, como opção. Nesta sexta, Ramon ressaltou que chamou a atenção o fato de o jogador de 19 anos conseguir atuar tanto na direita, quanto no lado esquerdo. Os outros três convocados para as alas incluem um jogador que esteve na do Catar, Alex Telles, e dois que chegaram a ser convocados por Tite, mas que perderam espaço no ano anterior ao Mundial – Emerson e Renan Lodi.

Entre os volantes, Casemiro se mantém soberano na seleção, mas agora ele terá a concorrência de três jovens jogadores, todos com potencial de ir à Copa do Mundo de 2026: João Gomes, Andrey Santos e André.

“É difícil fazer uma convocação para essa posição. Temos vários atletas que poderiam estar na lista, jogadores de Copa do Mundo. Temos um leque”, comentou Ramon. “Mas neste momento procuramos oportunizar a esses atletas. O André tem mantido uma performance muito boa no , é atleta muito inteligente, tem uma técnica muito boa. O João Gomes estamos dando a primeira oportunidade, por tudo o que ele fez no Flamengo e agora no seu novo clube. E o Andrey é um jogador muito promissor, quando eu cheguei na CBF falei que essa geração era muito promissora”, analisou o técnico.

Além dos laterais e dos volantes, Ramon Menezes apresentou um novo goleiro, Mycael; uma nova opção para a zaga, Robert Renan; e para o ataque, com Vitor Roque e Rony.

A lista de hoje também incluiu oito jogadores que atuam no futebol brasileiro, algo há muito tempo não visto na seleção principal. O Palmeiras é quem mais cederá jogadores, três. Athletico Paranaense (2), América, Vasco e Fluminense completam a nominata. De acordo com Ramon, a escolha por jogadores que atuam no País seguiu critérios técnicos.