Pular para o conteúdo
Esportes

Flamengo bate Grêmio com gol polêmico e decide Copa do Brasil com o São Paulo

A final da Copa do Brasil será entre o atual campeão Flamengo e o São Paulo, que busca a inédita conquista, nos dias 17 e 24 de setembro. Pela primeira vez na história os jogos decisivos vão ocorrer em domingos. Enquanto o time do Morumbi virou sua série com o Corinthians, ao fazer 2 a … Continued
Agência Estado -
Foto: Flamengo

A final da Copa do será entre o atual campeão Flamengo e o , que busca a inédita conquista, nos dias 17 e 24 de setembro. Pela primeira vez na história os jogos decisivos vão ocorrer em domingos. Enquanto o time do Morumbi virou sua série com o Corinthians, ao fazer 2 a 0, os cariocas confirmaram a vantagem de 2 a 0 do primeiro jogo e novamente ganharam, desta vez por 1 a 0, em pênalti polêmico, no Maracanã, nesta quarta-feira.

Será um reencontro entre as equipes. No ano passado, cariocas e paulistas se encararam nas semifinais, com dois triunfos do Flamengo, então dirigido por Dorival Junior, por 3 a 1 no Morumbi e 1 a 0 no Maracanã. Desta vez o técnico está do outro lado e tentará desencantar contra o ex-clube, do qual foi demitido sem explicações para a chegada de Vítor Pereira.

A classificação à decisão acalma um pouco a ambiente no Flamengo, que vinha em rota de colisão com a torcida após cair nas oitavas da Libertadores, da qual também defendia o título. Muros da Gávea chegaram a ser pichados cobrando a diretoria e o elenco. A principal cobrança era para o time voltar a jogar bola

Para evitar agravar ainda mais a crise após queda na Libertadores, diante do Olimpia, o Flamengo “mudou” seu regulamento de punições a atletas e escalou Varella e Gerson, que brigaram na véspera. Com Wesley suspenso, o lateral-direito ganhou chance e atuou com o nariz quebrado após levar soco do meio-campista, que ganhou mais liberdade em campo com Pulgar e Victor Hugo também escalados.

Normalmente, atos de indisciplina custam um jogo de ausência ao jogador no Flamengo, além de multa no salário. Foi assim com em bate-boca com o diretor Marcos Braz e com Pedro, após o centroavante se negar a aquecer e ser agredido pelo então preparador físico Pablo Fernández.

Desta vez, Jorge Sampaoli optou por escalar os brigões desde o início. As surpresas vieram no meio, Pulgar como primeiro volante ao lado de Victor Hugo. Thiago Maia e Everton Ribeiro iniciaram como opções, no banco de reservas, assim como o questionado Filipe Luis apareceu na vaga de Ayrton Lucas. As mexidas visavam deixar o time mais ligado após péssimas apresentações em sequência contra (derrota por 3 a 0), Olimpia (eliminação na Libertadores com 3 a 1) e empate no fim com o São Paulo (buscou o 1 a 1 em pênalti aos 49 do 2º tempo). O técnico ainda não teve David Luiz, machucado.

A bola rolou e o Flamengo logo chegou. Gabriel Grando fez um defesa espetacular aos 6 minutos em cabeçada à queima roupa de Bruno Henrique. Salvou o com a perna direita. Ainda trabalharia bem em chute de Arrascaeta.

Necessitando de uma virada complicada, o Grêmio demorou a se acertar. O primeiro lance de perigo dos gaúchos veio só aos 27 minutos, em batida fraca de Bitello nas mãos de Matheus Cunha. Pouco depois, porém, o goleiro carioca trabalhou bem em bomba do meia, salvando o time.

O jogo ficou amarrado em boa parte da reta final. Antes do intervalo, Sampaoli foi obrigado a tirar Varella. Com os olhos roxos e o nariz quebrado, o lateral saiu por causa de uma lesão no joelho. Aplaudiu a torcida. Matheuzinho voltou após muito tempo tratando de grave lesão e sem ritmo.

Os treinadores optaram pela manutenção das escalações. E o Grêmio voltou melhor. Suárez exigiu defesa de vôlei de Matheus Cunha. O goleiro deu uma manchete para evitar o gol. Logo após foi Bitello quem desperdiçou. O Flamengo, em pane, sequer passava do meio. Pressionado, entregava a bola aos gaúchos. Ferreira carimbou a trave.

O enorme sufoco fez Sampaoli chamar Thiago Maia para reforçar a marcação e Luiz Araújo para ter mais poder ofensivo. Pendurado, Gabigol foi um dos sacados para enorme vaia da torcida. Saiu mostrando o brasão de atual campeão na camisa e pedindo aplausos e apoio ao time.

Renato Gaúcho respondeu do outro lado com troca tripla e mais gente na frente. Queria aproveitar o bom momento para, enfim, abrir o marcador após três jogos sem ganhar dos cariocas. Mas nem bem viu suas trocas surtirem efeito e recebeu um castigo.

O retorno veio com os cariocas no ataque e VAR trabalhando após toque sem intenção na mão de Rodrigo Ely após cabeçada de Léo Pereira. O árbitro anotou o polêmico pênalti. Sem Gabigol e Pedro em campo, a cobrança ficou para Arrascaeta. O uruguaio mandou no meio do gol, no alto. A comemoração foi com todo o time no banco de reservas e ‘tapinhas’ na cabeça de Sampaoli, puxado por Gabigol à rodinha do elenco em tentativa de demonstração de união.

Rodrigo Ely ainda empatou de cabeça, mas estava impedido e o gol não foi validado. Apesar de buscar o resultado até o fim, o Grêmio esbarrou na defesa e viu os cariocas fazerem festa, voltando à final um ano após erguerem a taça nos pênaltis diante do Corinthians.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 x 0 GRÊMIO

FLAMENGO – Matheus Cunha; Varella (Matheuzinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Pulgar (Allan), Gerson, Victor Hugo (Thiago Maia) e Arrascaeta; Bruno Henrique (Pedro) e Gabigol (Luiz Araújo). Técnico: Jorge Sampaoli.

GRÊMIO – Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Bitello (Besozzi), Carballo (Pepê) e Cristaldo (João Pedro Galvão); Ferreira (Iturbe) e Luís Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.

GOL – Arrascaeta, aos 28 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Bráulio da Silva Machado (SC).

CARTÕES AMARELOS – Luiz Araújo, Pulgar, Gerson e Fabrício Bruno (Flamengo) e João Pedro, Villasanti, João Pedro Galvão, Reinaldo, Suárez e Rodrigo Ely (Grêmio).

RENDA – R$ 8.774.612,50.

PÚBLICO – 60.112 pagantes (65.310 pagantes).

LOCAL – Maracanã, no Rio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados