Os clubes que vão disputar a do Campeonato Estadual 2024 se reuniram, nesta terça-feira (5) para o Conselho Arbitral da competição. O encontro, convocado pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), aconteceu em Campo Grande.

A reunião teve representantes dos times que vão participar da competição: o atual campeão , Operário, Aquidauanense, , Novo, Dourados e os times que subiram para a primeira divisão neste ano (Portuguesa, Corumbaense e Náutico).

Apenas o não enviou representantes e justificaram a ausência alegando problemas na viagem para a Capital. Na divisão dos grupos, o A é formado por Operário, Portuguesa, Náutico, Coxim e o campeão Costa Rica. No B estão Aquidauanense, Corumbaense, Novo, Ivinhema e DAC.

Francisco Cezário acredita em uma competição com grandes jogos no próximo ano. “Vamos ter o retorno do Corumbaense e os acessos da Portuguesa e do Náutico, dois clubes que vão disputar a Série A pela primeira vez. Temos expectativa de um grande campeonato no próximo ano, como foi em 2023, com o diferencial de que, obedecendo a nova Lei do Futebol, os clubes se adiantarem para ter os respectivos estádios aptos para receber o torcedor em seus jogos e podem buscar mais apoio de empresas privadas”, afirma o dirigente.

Detalhes do Estadual

A competição tem o mesmo formato da edição 2023, com os dez clubes divididos em dois grupos na primeira fase, com jogos ida e volta todos contra todos dentro das chaves. Os quatro melhores de cada lado avançam para quartas de e os lanternas são rebaixados para Série B

As fases de quartas de final, semifinal e a decisão são disputadas em confrontos eliminatórias em ida e volta. O campeão garante vaga na do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro. O vice tem vaga na Copa do Brasil.