Após nove anos de hiato, os JAMS (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul) retornam nesta quinta-feira (2), com disputas em quatro modalidades: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. A cerimônia de abertura será realizada a partir das 19 horas, no ginásio do Círculo Militar de .

A competição segue até o próximo domingo (5), quando serão conhecidos os campeões. Cada modalidade contará com a participação de oito equipes, nos gêneros feminino e masculino e a entrada será gratuita ao público.

Ao todo, 21 municípios serão representados em quadra: Água Clara, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Antônio João, Bela Vista, Caarapó, Corumbá, Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Itaporã, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, e Três Lagoas.

A tradicional competição foi viabilizada por meio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Competição

No Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo) e o Sesc Horto serão realizadas as partidas de basquetebol. O futsal terá confrontos no (Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis) e no Centro Poliesportivo Dom Bosco.

Os jogos de handebol também serão no Guanandizão e ainda terá duelos no Ginásio de Esportes Eric Tinoco Marques, o Moreninho, no campus Cidade Universitária da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

As partidas de voleibol estão marcadas no e no Círculo Militar, local que também abrigará a Comissão Central Organizadora e o refeitório do evento.

JAMS terão disputas em 7 locais de Campo Grande (Lucas Castro, Fundesporte)
JAMS terão disputas em diversos locais de Campo Grande (Lucas Castro, Fundesporte)

Disputas

Na primeira fase dos JAMS, as equipes (seleções municipais) estão distribuídas em dois grupos, com quatro integrantes cada. Os times se enfrentarão em seus respectivos grupos, ou seja, no sistema “todos contra todos”. Os dois mais bem colocados de cada grupo avançam às semifinais (1º A x 2º B e 1º B x 2º A).

A fase classificatória será entre os dias 2 e 4 de novembro. Na tarde de sábado (4), a partir das 15h, serão realizadas as semifinais das quatro modalidades. Para encerrar a competição, as finais e disputas de terceiro lugar ocorrerão na manhã de domingo (5).

Transmissão ao vivo

Para quem não puder comparecer aos ginásios será possível acompanhar por meio de transmissões ao vivo. Os jogos de futsal do Guanandizão serão transmitidos pelo canal Toca & Sai Futsal. Já as semifinais e finais do Poliesportivo Dom Bosco terão cobertura ao vivo da TargetTV.