Pular para o conteúdo
Esportes

CBF faz acordo com Ministérios da Igualdade Racial e do Esporte para combater racismo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em um acordo com os Ministérios da Igualdade Racial e do Esporte, assinou um protocolo de intenções para o combate ao racismo no futebol. A campanha foi destacada durante a final entre São Paulo e Flamengo, realizada no último domingo, no estádio do Morumbi. Durante a decisão, vários letreiros … Continued
Agência Estado -
CBF contra o racismo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em um acordo com os Ministérios da Igualdade Racial e do Esporte, assinou um protocolo de intenções para o combate ao racismo no futebol. A campanha foi destacada durante a final entre e Flamengo, realizada no último domingo, no estádio do Morumbi.

Durante a decisão, vários letreiros do estádio foram estampados com a frase: “Com o racismo não tem jogo”. Foram divulgados também informações sobre o Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e da Justiça.

Estiveram presentes no evento Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, André Fufuca, recém-promovido ao cargo de ministro do Esporte, e Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.

“Estamos desde fevereiro trabalhando em conjunto com outros Ministérios para combater o racismo no futebol. Não é à toa que a gente se opôs a tudo que aconteceu com o Vinicius Júnior, tudo o que tem acontecido dentro e fora de campo no futebol brasileiro. Estamos em um dia de celebração, dando mais um passo com o governo rumo ao combate do racismo nos esportes”, afirmou a ministra Anielle Franco.

Durante a ação, André Fufuca garantiu que o Brasil está em busca de uma sociedade mais justa. “O futebol é a alma da população, é a vitrine do esporte nacional, é o motivo pelo qual o Brasil ficou conhecido mundialmente. Da mesma forma, também temos que ser reconhecidos pela nossa capacidade de coibir e abolir esse mal. O racismo deve ser abolido dentro e fora dos campos. É dessa maneira que termos a sociedade mais fraterna e justa”, disse.

A CBF tomou à frente da campanha antirracista no futebol mundial por causa dos insultos sofridos por brasileiros, principalmente na Europa. O caso que gerou mais repercussão foi o do atacante Vinicius Júnior, que foi ofendido em várias partidas do no último ano.

A atual temporada da Copa também foi marcada por atos racistas contra times brasileiros, mas as punições da continuam sendo mínimas. Apenas os torneios administrados pela CBF, até agora, adotaram uma punição esportiva.

“Nós fizemos uma parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, envolvemos Fifa, Conmebol, Uefa e avançamos para colocarmos (a perda de pontos por casos de racismo) no Regulamento Geral de Competições da CBF, para que não ficasse apenas nas multas. Punia-se um jogador, clube e dirigente, e eles entravam com recurso para diminuir a multa. Como se tivesse um preço para praticar o racismo. A CBF foi além, colocou em seu regulamento penas desportivas que vão desde a perda do mando de campo, de pontuação e até exclusão da competição. Isso é o mínimo que se pode fazer porque com o racismo não tem acordo”, afirmou Ednaldo Rodrigues.

No entanto, há ainda casos de racismo no futebol brasileiro. No último sábado, o atacante Alexandre Capela, do time Villa Real, alegou ter sido vítima de insultos raciais por parte de um torcedor do Guarani, durante a disputa entre os clubes pela segunda divisão do Campeonato Mineiro. Foi registrado um Boletim de Ocorrência sobre o caso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fim de semana campo grande ms ao vivo arraia festa junina

Show de graça no Parque das Nações e muitos arraiás: veja o que fazer no fim de semana

bombeiros

Idoso de 77 anos é socorrido após atropelamento em Corumbá

Tradição, fé e diversão movimentam dezenas de fiéis em dia de Santo Antônio

Veja como votaram os deputados de MS sobre o aumento de pena para porte de arma de uso proibido

Notícias mais lidas agora

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Tradição, fé e diversão movimentam dezenas de fiéis em dia de Santo Antônio

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Fachada do MPMS no Parque dos Poderes

MPMS gasta R$ 128 mil com poltronas de luxo semelhantes a usadas por juízes em Alagoas

Últimas Notícias

Cotidiano

Motoristas que estacionam em vagas exclusivas recebem ‘multa moral’ em Shopping de Campo Grande

Ação faz parte da campanha de conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Brasil

STF revoga prisão de Mauro Cid logo após tenente-coronel ser detido pela PF

PF investiga se ex-ministro tentou obter passaporte para Mauro Cid

Transparência

Promotora cobra medidas efetivas contra bullying nas escolas em Aquidauana

As escolas têm 15 dias para responder ao MPMS via e-mail

Polícia

Padrasto preso por espancar enteado de 3 anos é levado à penitenciária de Dourados

A criança precisou ser internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento)