A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2023, com a participação de pilotos de 10 países diferentes disputando título nacional e latino-americano, vai esquentar a pista do Internacional de , de 26 a 28 de maio.

Competidores já estão a postos e contagem regressiva para a largada, que inicia com a 1ª etapa, em . Com chancela da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e realização da Tech Time Ltda e M78.

Serão ao menos oito largadas por etapa, divididas em três competições totalmente independentes que ocorrerão sob a tutela do Campeonato Brasileiro. Em um mesmo final de semana, os espectadores poderão acompanhar, das arquibancadas ou pela televisão, os treinos e provas do Campeonato Yamalube R3 bLU cRU América Latina, do MOTO 1000 GP e da 2 Horas Endurance.

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Campeonato desembarca em MS em maio (Foto: Divulgação/ VGCOM)

Seis etapas

Com o nível técnico e práticas de segurança exigidas pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo), o Campeonato Brasileiro espera reunir ao menos 160 pilotos, entre todas as categorias, em cada uma das seis rodadas programadas.

De âmbito nacional, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade percorrerá as pistas de cinco autódromos diferentes localizados em quatro Estados do país. A competição inicia em Goiânia (GO), com a abertura realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Depois, vem a Campo Grande (MS), onde as disputas serão travadas no Autódromo Orlando Moura, e chega à metade da temporada em Lima Duarte (MG), no moderno Autódromo Potenza.

Em seguida parte para Cascavel (PR), no tradicional Autódromo Zilmar Beux, retorna a Minas Gerais, em Curvelo, no Circuito dos Cristais, e encerra a temporada 2023 no mesmo palco da abertura, em Goiânia.

campeonato brasileiro de motovelocidade
Campeonato desembarca em MS em maio (Foto: Divulgação/ VGCOM)

Brasileiro de Motovelocidade: três eventos em uma só competição!

O Campeonato Yamalube R3 bLU cRU América Latina é um dos três eventos que integram o calendário 2023 do Brasileiro de Motovelocidade. A competição monomarca da Yamaha, que utiliza unicamente motos YZF-R3 preparadas para às pistas, chega à sua 7ª edição neste ano com 49 pilotos inscritos, sendo 13 estrangeiros, divididos nas categorias R3 Talent – para pilotos de 12 a 22 anos – e R3 Cup, para pilotos a partir de 23 anos.

Além disso, o campeonato terá a participação de duas pilotos mulheres: as jovens Gabrielly Lewis e Raquel Vaz. Os atuais campeões Bruno Ribeiro, da categoria Cup, e Gustavo Manso, da Talent, também retornam à disputa para defender a dos respectivos títulos.

Com objetivo de incentivar o desenvolvimento de jovens talentos no mundo da motovelocidade, o Campeonato Yamalube R3 bLU cRU América Latina, que até o ano passado era chamado de R3 bLU cRU Cup, já lançou diversos vencedores mundo a fora.

O piloto Enzo Valentim, formado nas categorias da casa, é o atual campeão europeu da R3 bLU cRU European Cup. Os jovens competidores Ton Kawakami, Humberto Turquinho e Enzo Valentim participam da Supersport 300, classe de acesso do Mundial de Superbike.

Por fim, Meikon Kawakami, que disputa o Espanhol de Motovelocidade (ESBK), encerrou a temporada passada na quarta colocação do classificatório geral.

Moto 1000 GP

O segundo grande evento que integra o Brasileiro de Motovelocidade deste ano é o Moto 1000 GP. O campeonato, que fez história entre os anos de 2011 e 2015, está de volta após uma longa pausa de sete anos de inatividade.

Criado pelo ex-piloto Gilson Scudeler, a competição é amplamente reconhecida como um dos eventos motociclísticos mais respeitados já promovidos no país, devido, principalmente, à organização, profissionalismo e a implantação das melhores práticas trazidas das competições europeias.

Ao longo das cinco temporadas realizadas, o Moto 1000 GP coroou grandes nomes da motovelocidade, como os bicampeões Mathieu Lussiana (2015-2014) e Luciano Ribodino (2013-2012), além de Alan Douglas, vencedor da temporada 2011, todos pela categoria GP1000.

Neste recomeço, agora sob o comando da Tech Time, com os diretores Donato (diretor esportivo) e Marcos Vinicius Tucano (diretor técnico), e da M78, o campeonato retoma as disputas da principal categoria, com motos de 1.000 cc, assim como das classes intermediárias GP300 e GP600, com a supervisão e apoio de Gilson Scudeler.

GP1000

Valendo o título nacional 2023, a GP1000 já tem seu grid formado por 11 equipes inscritas, cada uma representada por dois pilotos. Entre os times que disputam a categoria rainha estão: ART Aston Racing, Center Moto Racing, Dazzi Racing, Motobel Brothers, Norte Minas Racing, Potenza Racing, Procomps XL Racing, PRT M78 Yamaha, PRT AD78 Yamaha, Surf BSB Motor Racing e 77Galego Racing.

Por último e não menos importante, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2023 contará ainda com a realização do ‘2 Horas Endurance', evento que estreia neste ano e acontece ao longo de todas as seis etapas do calendário. Com provas de duas horas de duração, as equipes participantes poderão utilizar até quatro pilotos por moto para completar a longa e desgastante disputa, que exigirá muita concentração e uma excelente estratégia dos boxes.

Confira abaixo a lista dos pilotos e equipes da categoria GP 1000 que disputarão a temporada 2023 do MOTO 1000 GP:

  • ART Aston Racing Team – Alexandre Ayabe (#850) e Gleidson Babinha (#10)
  • Center Moto Racing – Pedro Lins (#30) e Bernardo Herculano (#741)
  • Dazzi Racing – Bruno Gibi (#94) e Elvis Carneirinho (#18)
  • Motobel Brothers – Eduardo Marques (#231) e William Barros (#23)
  • Norte Minas Racing Team – Michel Abboud (#8) e Victor Olivera (#5)
  • Potenza Racing – Rafael Maranhão (#69) e Guilherme Agostine (#58)
  • Procomps XL Racing Team – Alexandre El Toro (#75) e Luis Ferraz (#13)
  • PRT M78 Yamaha – Meikon Kawakami (#83) e Breno Pinto (#44)
  • PRT AD78 Yamaha – Ton Kawakami (#87) e Pablo Nunes (#28)
  • Surf BSB Motor Racing – Henrique Castro (#88) e Iovandes Natural (#3)
  • 77Galego Racing Team – Alan Galego (#77) e Hugo Barbosa (#188)