Pular para o conteúdo
Esportes

Campo Grande recebe pilotos de 10 países em Brasileiro de Motovelocidade 2023 em maio

O Brasileiro de Motovelocidade engloba três competições independentes
Fábio Oruê -
campeonato brasileiro de motovelocidade
Campeonato terá 6 etapas (Foto: Divulgação/ VGCOM)

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2023, com a participação de pilotos de 10 países diferentes disputando título nacional e latino-americano, vai esquentar a pista do Internacional de , de 26 a 28 de maio.

Competidores já estão a postos e contagem regressiva para a largada, que inicia com a 1ª etapa, em . Com chancela da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e realização da Tech Time Ltda e M78.

Serão ao menos oito largadas por etapa, divididas em três competições totalmente independentes que ocorrerão sob a tutela do Campeonato Brasileiro. Em um mesmo final de semana, os espectadores poderão acompanhar, das arquibancadas ou pela televisão, os treinos e provas do Campeonato Yamalube R3 bLU cRU , do MOTO 1000 GP e da 2 Horas Endurance.

campeonato brasileiro
Campeonato desembarca em MS em maio (Foto: Divulgação/ VGCOM)

Seis etapas

Com o nível técnico e práticas de segurança exigidas pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo), o Campeonato Brasileiro espera reunir ao menos 160 pilotos, entre todas as categorias, em cada uma das seis rodadas programadas.

De âmbito nacional, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade percorrerá as pistas de cinco autódromos diferentes localizados em quatro Estados do país. A competição inicia em Goiânia (GO), com a abertura realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Depois, vem a Campo Grande (MS), onde as disputas serão travadas no Autódromo Orlando Moura, e chega à metade da temporada em Lima Duarte (MG), no moderno Autódromo Potenza.

Em seguida parte para Cascavel (PR), no tradicional Autódromo Zilmar Beux, retorna a Minas Gerais, em Curvelo, no Circuito dos Cristais, e encerra a temporada 2023 no mesmo palco da abertura, em Goiânia.

campeonato brasileiro de motovelocidade
Campeonato desembarca em MS em maio (Foto: Divulgação/ VGCOM)

Brasileiro de Motovelocidade: três eventos em uma só competição!

O Campeonato Yamalube R3 bLU cRU América Latina é um dos três eventos que integram o calendário 2023 do Brasileiro de Motovelocidade. A competição monomarca da Yamaha, que utiliza unicamente motos YZF-R3 preparadas para às pistas, chega à sua 7ª edição neste ano com 49 pilotos inscritos, sendo 13 estrangeiros, divididos nas categorias R3 Talent – para pilotos de 12 a 22 anos – e R3 Cup, para pilotos a partir de 23 anos.

Além disso, o campeonato terá a participação de duas pilotos mulheres: as jovens Gabrielly Lewis e Raquel Vaz. Os atuais campeões Bruno Ribeiro, da categoria Cup, e Gustavo Manso, da Talent, também retornam à disputa para defender a manutenção dos respectivos títulos.

Com objetivo de incentivar o desenvolvimento de jovens talentos no mundo da motovelocidade, o Campeonato Yamalube R3 bLU cRU América Latina, que até o ano passado era chamado de R3 bLU cRU Cup, já lançou diversos vencedores mundo a fora.

O piloto Enzo Valentim, formado nas categorias da casa, é o atual campeão europeu da R3 bLU cRU European Cup. Os jovens competidores Ton Kawakami, Humberto Turquinho e Enzo Valentim participam da Supersport 300, classe de acesso do Mundial de Superbike.

Por fim, Meikon Kawakami, que disputa o Espanhol de Motovelocidade (ESBK), encerrou a temporada passada na quarta colocação do classificatório geral.

Moto 1000 GP

O segundo grande evento que integra o Brasileiro de Motovelocidade deste ano é o Moto 1000 GP. O campeonato, que fez história entre os anos de 2011 e 2015, está de volta após uma longa pausa de sete anos de inatividade.

Criado pelo ex-piloto Gilson Scudeler, a competição é amplamente reconhecida como um dos eventos motociclísticos mais respeitados já promovidos no país, devido, principalmente, à organização, profissionalismo e a implantação das melhores práticas trazidas das competições europeias.

Ao longo das cinco temporadas realizadas, o Moto 1000 GP coroou grandes nomes da motovelocidade, como os bicampeões Mathieu Lussiana (2015-2014) e Luciano Ribodino (2013-2012), além de Alan Douglas, vencedor da temporada 2011, todos pela categoria GP1000.

Neste recomeço, agora sob o comando da Tech Time, com os diretores Donato (diretor esportivo) e Marcos Vinicius Tucano (diretor técnico), e da M78, o campeonato retoma as disputas da principal categoria, com motos de 1.000 cc, assim como das classes intermediárias GP300 e GP600, com a supervisão e apoio de Gilson Scudeler.

GP1000

Valendo o título nacional 2023, a GP1000 já tem seu grid formado por 11 equipes inscritas, cada uma representada por dois pilotos. Entre os times que disputam a categoria rainha estão: ART Aston Racing, Center Moto Racing, Dazzi Racing, Motobel Brothers, Norte Minas Racing, Potenza Racing, Procomps XL Racing, PRT M78 Yamaha, PRT AD78 Yamaha, Surf BSB Motor Racing e 77Galego Racing.

Por último e não menos importante, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2023 contará ainda com a realização do ‘2 Horas Endurance’, evento que estreia neste ano e acontece ao longo de todas as seis etapas do calendário. Com provas de duas horas de duração, as equipes participantes poderão utilizar até quatro pilotos por moto para completar a longa e desgastante disputa, que exigirá muita concentração e uma excelente estratégia dos boxes.

Confira abaixo a lista dos pilotos e equipes da categoria GP 1000 que disputarão a temporada 2023 do MOTO 1000 GP:

  • ART Aston Racing Team – Alexandre Ayabe (#850) e Gleidson Babinha (#10)
  • Center Moto Racing – Pedro Lins (#30) e Bernardo Herculano (#741)
  • Dazzi Racing – Bruno Gibi (#94) e Elvis Carneirinho (#18)
  • Motobel Brothers – Eduardo Marques (#231) e William Barros (#23)
  • Norte Minas Racing Team – Michel Abboud (#8) e Victor Olivera (#5)
  • Potenza Racing – Rafael Maranhão (#69) e Guilherme Agostine (#58)
  • Procomps XL Racing Team – Alexandre El Toro (#75) e Luis Ferraz (#13)
  • PRT M78 Yamaha – Meikon Kawakami (#83) e Breno Pinto (#44)
  • PRT AD78 Yamaha – Ton Kawakami (#87) e Pablo Nunes (#28)
  • Surf BSB Motor Racing – Henrique Castro (#88) e Iovandes Natural (#3)
  • 77Galego Racing Team – Alan Galego (#77) e Hugo Barbosa (#188)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Curva da Morte’: motorista perde controle de caminhonete e sai da pista na BR-060

Trump anuncia acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã

Rapaz é encontrado morto com machado cravado no crânio em Juti

De muçarela a carnes, polícia apreende quase 700 quilos de produtos vencidos em atacadista de MS

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Detran-MS gasta R$ 35 milhões com radares que não estão multando

Consórcio Guaicurus tenta anular quase R$ 100 mil em multas após perder prazo

Motociclista bate em ônibus do Consórcio Guaicurus em cruzamento no bairro Tiradentes

Últimas Notícias

Política

Debate do PT em Campo Grande discute eleições internas e sucessão de Lula

Candidatos e representantes que estão na disputa das eleições internas, municipal, estadual

Brasil

Por falta de dinheiro, ANP suspenderá fiscalização de combustíveis em julho

Agência também fará redução amostral no contrato do Levantamento Semanal de Preços de Combustíveis

Cotidiano

Prefeitura oferece acolhimento em ponto de apoio para invasores de terreno no Jardim Tijuca, mas população recusa

Grupo de moradores ouviu as propostas da pasta, mas recusou o auxílio, com a alegação de que permanecerão no local até que ocorra a reunião com a Emha

Brasil

Procon lança cartilha sobre direitos do consumidor para refugiados

A ação faz parte das celebrações pelo Dia do Imigrante, comemorado no próximo dia 25 de junho