Campo Grande recebe pilotos de 10 países em Brasileiro de Motovelocidade 2023 em maio
O Brasileiro de Motovelocidade engloba três competições independentes
Fábio Oruê –
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A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2023, com a participação de pilotos de 10 países diferentes disputando título nacional e latino-americano, vai esquentar a pista do Autódromo Internacional de Campo Grande, de 26 a 28 de maio.
Competidores já estão a postos e contagem regressiva para a largada, que inicia com a 1ª etapa, em Goiânia. Com chancela da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e realização da Tech Time Ltda e M78.
Serão ao menos oito largadas por etapa, divididas em três competições totalmente independentes que ocorrerão sob a tutela do Campeonato Brasileiro. Em um mesmo final de semana, os espectadores poderão acompanhar, das arquibancadas ou pela televisão, os treinos e provas do Campeonato Yamalube R3 bLU cRU América Latina, do MOTO 1000 GP e da 2 Horas Endurance.
Seis etapas
Com o nível técnico e práticas de segurança exigidas pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo), o Campeonato Brasileiro espera reunir ao menos 160 pilotos, entre todas as categorias, em cada uma das seis rodadas programadas.
De âmbito nacional, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade percorrerá as pistas de cinco autódromos diferentes localizados em quatro Estados do país. A competição inicia em Goiânia (GO), com a abertura realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
Depois, vem a Campo Grande (MS), onde as disputas serão travadas no Autódromo Orlando Moura, e chega à metade da temporada em Lima Duarte (MG), no moderno Autódromo Potenza.
Em seguida parte para Cascavel (PR), no tradicional Autódromo Zilmar Beux, retorna a Minas Gerais, em Curvelo, no Circuito dos Cristais, e encerra a temporada 2023 no mesmo palco da abertura, em Goiânia.
Brasileiro de Motovelocidade: três eventos em uma só competição!
O Campeonato Yamalube R3 bLU cRU América Latina é um dos três eventos que integram o calendário 2023 do Brasileiro de Motovelocidade. A competição monomarca da Yamaha, que utiliza unicamente motos YZF-R3 preparadas para às pistas, chega à sua 7ª edição neste ano com 49 pilotos inscritos, sendo 13 estrangeiros, divididos nas categorias R3 Talent – para pilotos de 12 a 22 anos – e R3 Cup, para pilotos a partir de 23 anos.
Além disso, o campeonato terá a participação de duas pilotos mulheres: as jovens Gabrielly Lewis e Raquel Vaz. Os atuais campeões Bruno Ribeiro, da categoria Cup, e Gustavo Manso, da Talent, também retornam à disputa para defender a manutenção dos respectivos títulos.
Com objetivo de incentivar o desenvolvimento de jovens talentos no mundo da motovelocidade, o Campeonato Yamalube R3 bLU cRU América Latina, que até o ano passado era chamado de R3 bLU cRU Cup, já lançou diversos vencedores mundo a fora.
O piloto Enzo Valentim, formado nas categorias da casa, é o atual campeão europeu da R3 bLU cRU European Cup. Os jovens competidores Ton Kawakami, Humberto Turquinho e Enzo Valentim participam da Supersport 300, classe de acesso do Mundial de Superbike.
Por fim, Meikon Kawakami, que disputa o Espanhol de Motovelocidade (ESBK), encerrou a temporada passada na quarta colocação do classificatório geral.
Moto 1000 GP
O segundo grande evento que integra o Brasileiro de Motovelocidade deste ano é o Moto 1000 GP. O campeonato, que fez história entre os anos de 2011 e 2015, está de volta após uma longa pausa de sete anos de inatividade.
Criado pelo ex-piloto Gilson Scudeler, a competição é amplamente reconhecida como um dos eventos motociclísticos mais respeitados já promovidos no país, devido, principalmente, à organização, profissionalismo e a implantação das melhores práticas trazidas das competições europeias.
Ao longo das cinco temporadas realizadas, o Moto 1000 GP coroou grandes nomes da motovelocidade, como os bicampeões Mathieu Lussiana (2015-2014) e Luciano Ribodino (2013-2012), além de Alan Douglas, vencedor da temporada 2011, todos pela categoria GP1000.
Neste recomeço, agora sob o comando da Tech Time, com os diretores Donato Miranda (diretor esportivo) e Marcos Vinicius Tucano (diretor técnico), e da M78, o campeonato retoma as disputas da principal categoria, com motos de 1.000 cc, assim como das classes intermediárias GP300 e GP600, com a supervisão e apoio de Gilson Scudeler.
GP1000
Valendo o título nacional 2023, a GP1000 já tem seu grid formado por 11 equipes inscritas, cada uma representada por dois pilotos. Entre os times que disputam a categoria rainha estão: ART Aston Racing, Center Moto Racing, Dazzi Racing, Motobel Brothers, Norte Minas Racing, Potenza Racing, Procomps XL Racing, PRT M78 Yamaha, PRT AD78 Yamaha, Surf BSB Motor Racing e 77Galego Racing.
Por último e não menos importante, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2023 contará ainda com a realização do ‘2 Horas Endurance’, evento que estreia neste ano e acontece ao longo de todas as seis etapas do calendário. Com provas de duas horas de duração, as equipes participantes poderão utilizar até quatro pilotos por moto para completar a longa e desgastante disputa, que exigirá muita concentração e uma excelente estratégia dos boxes.
Confira abaixo a lista dos pilotos e equipes da categoria GP 1000 que disputarão a temporada 2023 do MOTO 1000 GP:
- ART Aston Racing Team – Alexandre Ayabe (#850) e Gleidson Babinha (#10)
- Center Moto Racing – Pedro Lins (#30) e Bernardo Herculano (#741)
- Dazzi Racing – Bruno Gibi (#94) e Elvis Carneirinho (#18)
- Motobel Brothers – Eduardo Marques (#231) e William Barros (#23)
- Norte Minas Racing Team – Michel Abboud (#8) e Victor Olivera (#5)
- Potenza Racing – Rafael Maranhão (#69) e Guilherme Agostine (#58)
- Procomps XL Racing Team – Alexandre El Toro (#75) e Luis Ferraz (#13)
- PRT M78 Yamaha – Meikon Kawakami (#83) e Breno Pinto (#44)
- PRT AD78 Yamaha – Ton Kawakami (#87) e Pablo Nunes (#28)
- Surf BSB Motor Racing – Henrique Castro (#88) e Iovandes Natural (#3)
- 77Galego Racing Team – Alan Galego (#77) e Hugo Barbosa (#188)
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