Atletas de Patinação Artística de MS disputam Torneio no PR

Atletas têm entre 5 e 54 anos e deverão representar o Estado em 14 diferentes modalidades, dentre circuitos, shows e livres individuais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
patinação
Delegação com 9 atletas de MS vai a Londrina competir em 14 modalidades | Foto: Escola de Patinação Artística André Volnei | Divulgação

Nove atletas de patinação artística de Mato Grosso do Sul devem embarcar nos próximos dias para Londrina, no Paraná (PR), onde será realizado o 9º Torneio Nacional Dancing de Patinação Artística – UNISUR, que reunirá escolas e clubes de patinação artística de todo o país nas mais diversas modalidades do esporte.

Os atletas que representarão Mato Grosso do Sul são da Escola de Patinação Artística André Volnei, única escola da modalidade em MS. Os atletas têm entre 5 e 54 anos de idade e deverão representar o Estado em 14 diferentes modalidades, dentre circuitos, shows e livres individuais.

O professor e coreógrafo André Volnei exalta a importância da participação dos atletas em eventos nacionais, buscando a interação e experiências com outros clubes e escolas, e trazendo para nossa cidade uma maior visibilidade frente ao cenário esportivo atual da patinação artística.

A Escola de Patinação Artística André Volnei atende todas as idades a partir dos 4 anos, ambos os sexos, e ministra aulas há 15 anos na capital.

Quem quiser seguir o trabalho deles, podem acompanhar pelo Instagram clicando AQUI.

Patinação artística

Existe uma grande diferença entre a patinação de lazer e a artística. Enquanto a primeira opção é voltada para passeios nas ruas como atividade física para divertimento, a segunda é tida como um esporte e trabalha o exercício físico. Além disso, são usados patins específicos para fazer as acrobacias durante a prática.

“Dentro da patinação artística trabalhamos diversos movimentos como figuras, viradas, saltos, corrupios, e gradativamente o aluno vai aprendendo cada elemento de acordo como vai melhorando as suas qualidades necessárias e equilíbrio dentro do esporte”, explica André Volnei.

Apesar da semelhança em algumas técnicas, ela é confundida com dança e arte, uma vez que traz referências para enaltecer os sentimentos que transcendem a interpretação da música. Por isso, Volnei considera a patinação artística um ‘esporte-arte’.

“Os benefícios que temos com a patinação artística são dos mais diversos, desde físicos e cognitivos. Desenvolve a flexibilidade e contribui para melhora postural, fortalece a musculatura, desenvolve a coordenação motora, lateralidade e direcionalidade, controle do peso, incentiva o convívio social, desenvolve a musicalidade bem como as capacidades físicas”, finaliza.

.

Conteúdos relacionados