O técnico Tite convocou o volante Danilo, do Palmeiras, e oito atacantes para os dois amistosos da seleção brasileira marcados para o mês de junho, em preparação para a Copa do Mundo do Catar. Foi a penúltima convocação do treinador antes do anúncio da final dos jogadores que disputará o Mundial, entre novembro e dezembro deste ano.

Inicialmente, a seleção tinha três jogos agendados para o próximo mês. Mas o amistoso com a Argentina, o chamado Superclássico das Américas, foi cancelado, segundo informou o coordenador de seleções da CBF, Juninho Paulista, antes do anúncio da lista de Tite. Ele revelou que a entidade tenta marcar amistoso com uma seleção africana para a mesma data em que haveria o duelo sul-americano.

O primeiro jogo desta série será contra a Coreia do Sul no Seul World Cup Stadium, na capital sul-coreana, às 20h (8h de Brasília) do dia 2 de junho. Na sequência, o adversário será o no estádio Nacional de Tóquio, às 19h20 (7h20 de Brasília) do dia 6. O terceiro e último jogo, inicialmente contra a Argentina, estava agendado para o dia 11. Juninho Paulista adiantou que tentará realizar o jogo contra o rival africano na Europa.

Para estes jogos, Tite apresentou uma novidade em sua lista: o volante Danilo. O jogador de 21 anos vem se destacando com a camisa do Palmeiras nos últimos meses. Curiosamente, não era o jogador que a torcida palmeirense esperava ver na relação do treinador da seleção. Ultimamente, era o meia Raphael Veiga o nome mais cotado para aparecer no time nacional.

Tite também surpreendeu ao chamar 27 jogadores. Inicialmente, era esperado que convocasse apenas 26, na expectativa de que a Fifa confirme esse mesmo número de atletas para a Copa do Mundo. A entidade já indicou que vai permitir o aumento na lista de convocados, mas ainda não oficializou essa ampliação.

Com 27 atletas, o treinador inflou a lista de atacantes e de laterais (que passou de quatro para cinco atletas). Geralmente, Tite chama seis ou sete atacantes. Desta vez, ampliou para oito ao promover os retornos de Gabriel Jesus, Raphinha e Matheus Cunha. Ele confirmou as presenças de Vinicius Junior e Rodrygo, ambos do Real Madrid, além de Richarlison e Gabriel Martinelli. Antony foi a baixa de maior peso.

Havia expectativa também para a lista de laterais. A disputa está aberta para os dois lados. Tite chamou Daniel Alves e Danilo para a direita. Na esquerda, há quatro nomes para duas vagas. Nesta quarta, Alex Sandro, Guilherme Arana e Alex Telles foram chamados e esquentaram a briga – Renan Lodi ficou fora.

Tite ampliou a relação de atletas por conta do risco de lesões e também pela proximidade da final da . A aguardada partida, marcada para o dia 28 deste mês, vai reunir Real Madrid e Liverpool, times europeus que contam com diversos brasileiros convocáveis em seus elencos.

Um deles é o volante Fabinho, que saiu de campo machucado na terça em jogo do Liverpool. Ele foi chamado mesmo assim. No meio-campo, Tite demonstra ter menos dúvidas. Philippe Coutinho, que voltou à seleção na convocação anterior, voltou a ser chamado e ganhou força para assegurar seu lugar na Copa. Arthur e Gerson não foram incluídos na lista desta quarta.

Na zaga, Gabriel Magalhães saiu na frente na disputa direta com Felipe, do de Madrid. Tite vem indicando em suas convocações que , Thiago Silva e Éder Militão já estão garantidos no Mundial. O trio foi chamado mais uma vez nesta quarta.

Depois desta série de amistosos, a seleção de Tite enfrentará a Argentina, no dia 22 de setembro, em partida válida ainda pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar. Trata-se da reedição daquele jogo interrompido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no estádio do Corinthians, em São Paulo, em 5 de setembro do ano passado. O resultado não vai alterar a classificação final das Eliminatórias, com o Brasil no primeiro lugar e a Argentina, em segundo.

Confira abaixo a lista dos convocados de Tite:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Alex Sandro (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG), Alex Telles (Manchester United) e Danilo (Juventus);

Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Chelsea), Éder Militão (Real Madrid) e Gabriel Magalhães ().

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (Lyon), Danilo (Palmeiras), Fabinho (Liverpool) e Philippe Coutinho (Aston Villa);

Atacantes: Neymar (PSG), Raphinha (Leeds), Gabriel Jesus (Manchester City), Vinicius Junior (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid), Richarlison (Everton), Matheus Cunha (Atlético de Madrid) e Gabriel Martinelli (Arsenal).