Representando Mato Grosso do Sul, a nadadora de Costa Rica, Maria Fernanda Margonar, de 13 anos, faturou duas medalhas de ouro na Copa Brasil de Águas Abertas, que aconteceu em Fortaleza. Ela ainda conquistou um troféu de bronze.

Apesar de sempre ter treinado em piscinas, Maria Fernanda desbancou grandes nomes da natação brasileira em águas abertas e chegou na frente na prova de 2,5km na categoria 13 e 14 anos, ficando na 5ª posição no geral.

Já na prova de 5km, também na categoria 13 e 14 anos, a costarriquense fez bonito mais uma vez, faturando a medalha de ouro e a 3ª colocação no geral, o que lhe rendeu o troféu de bronze da competição.

“Fico muito feliz de participar de uma prova de natação no mar e ainda trazer para duas medalhas e um troféu, obtidos em uma competição de nível nacional”, destaca ela.

Das piscinas de Costa Rica para o alto mar

A nadadora integra a equipe APAN (Associação de Pais e Amigos da Natação) e tem como treinador, o professor Anderson Viana Gonçalves. “O que mais chama atenção na Maria Fernanda é a força de vontade dela, o amor pela natação e a humildade. Ela treina com a gente desde 2018”, disse Anderson.

Maria Fernanda começou a treinar natação em 2018, integrou a APAN em 2019 e participa de competições municipais, estaduais e nacionais na categoria infantil 1. Ele se prepara agora para encarar o Infantil de Inverno, a última prova deste semestre, que acontece de 12 a 16 de julho, na piscina do Praia Clube em Uberlândia (MG).