Pular para o conteúdo
Esportes

MS oferece treinamento esportivo em 16 comunidades indígenas

Com a segunda maior população de povos tradicionais do país, Mato Grosso do Sul oferece treinamento esportivo em 16 escolas indígenas da Rede Estadual de Ensino e suas extensões por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), que atua em 13 municípios do estado. Nas escolas, são oferecidas aulas de atletismo, futsal, ginástica artística e … Continued
Fernanda Feliciano -
O dardista Yuri Moreira Benites lidera o ranking brasileiro e sul-americano sub-18 da modalidade (Foto: reprodução)

Com a segunda maior população de povos tradicionais do país, oferece treinamento esportivo em 16 escolas indígenas da Rede Estadual de Ensino e suas extensões por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), que atua em 13 municípios do estado. Nas escolas, são oferecidas aulas de atletismo, futsal, ginástica artística e voleibol.

O programa de treinamento desportivo ocorre em escolas da rede estadual dos municípios de Amambai, , Antônio João, Aquidauana, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, , Dourados, Japorã, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia e atua em diversas modalidades, sejam coletivas ou individuais. As atividades são realizadas no contraturno das aulas. Sua finalidade é identificar potenciais talentos esportivos entre os estudantes-atletas.

Sobre o programa e seus objetivos, o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho destaca que a expectativa é ter resultados nacionais a longo prazo. “Acredito que daqui a alguns anos veremos resultados significativos não apenas no cenário esportivo estadual, como também no nacional”, aponta.

O Yuri Moreira Benites, de 16 anos, descobriu o atletismo na Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, localizada na Aldeia Amambai. Atualmente, o atleta já participa de competições nacionais e internacionais no lançamento de dardo. O dardista lidera o ranking brasileiro e sul-americano sub-18 da modalidade. “O Yuri é um claro exemplo dos resultados que esperamos com o

Prodesc. Com esses investimentos, em breve novos Yuris aparecerão, representando de maneira muito significativa as etnias sul-mato-grossenses a nível nacional”, relata o diretor-presidente, Silvio Lobo Filho.
Neste ano, foram aprovados 1.271 projetos de 614 professores. O Prodesc atende aproximadamente 30 mil alunos, de 310 escolas, em 73 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas sejam elas convencionais e paraolímpicas, ou individuais e coletivas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é encontrada por vizinha em situação de vulnerabilidade e com fratura no quadril na Vila Bordon

STJ decide que MP e polícias não podem pedir informações ao Coaf

Alems aprova computação de licença-maternidade no estágio probatório no TJMS

Sul-mato-grossenses jogam em busca de vaga nas quartas no CBVP Aberto em Aracaju

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Simone foi executada a tiros em casa pelo filho do amante em MS

Kai Trump completou 18 anos e foi alvo de críticas

Últimas Notícias

Mundo

EUA impõem sanções a facilitadores financeiros do Hezbollah no Líbano e Irã

Alvos das sanções são os principais financiadores do grupo terrorista

Política

Com Vander Loubet na disputa, eleições para a presidência do PT serão em 6 de julho

Deputado federal concorre a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores em MS

Brasil

Saúde amplia tratamento para casos graves de Alzheimer no SUS

A estimativa é que 10 mil pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano da oferta do medicamento

Cotidiano

Boletim confirma estado de alerta para SRAG em MS e tendência de crescimento

Em Campo Grande, a situação também é de alerta para a incidência de SRAG, porém sem sinal de crescimento na tendência de longo prazo