Com a segunda maior população de povos tradicionais do país, oferece treinamento esportivo em 16 escolas indígenas da Rede Estadual de Ensino e suas extensões por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), que atua em 13 municípios do estado. Nas escolas, são oferecidas aulas de atletismo, futsal, ginástica artística e voleibol.

O programa de treinamento desportivo ocorre em escolas da rede estadual dos municípios de Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Japorã, Miranda, Nioaque, e e atua em diversas modalidades, sejam coletivas ou individuais. As atividades são realizadas no contraturno das aulas. Sua finalidade é identificar potenciais talentos esportivos entre os estudantes-atletas.

Sobre o programa e seus objetivos, o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho destaca que a expectativa é ter resultados nacionais a longo prazo. “Acredito que daqui a alguns anos veremos resultados significativos não apenas no esportivo estadual, como também no nacional”, aponta.

O estudante Yuri Moreira Benites, de 16 anos, descobriu o atletismo na Indígena Mbo'eroy Guarani Kaiowá, localizada na Aldeia Amambai. Atualmente, o atleta já participa de competições nacionais e internacionais no lançamento de dardo. O dardista lidera o ranking brasileiro e sul-americano sub-18 da modalidade. “O Yuri é um claro exemplo dos resultados que esperamos com o

Prodesc. Com esses investimentos, em breve novos Yuris aparecerão, representando de maneira muito significativa as etnias sul-mato-grossenses a nível nacional”, relata o diretor-presidente, Silvio Lobo Filho.
Neste ano, foram aprovados 1.271 projetos de 614 professores. O Prodesc atende aproximadamente 30 mil alunos, de 310 escolas, em 73 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas sejam elas convencionais e paraolímpicas, ou individuais e coletivas.