Pular para o conteúdo
Esportes

Câmara dos Deputados aprova Plano Nacional do Esporte

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que cria o Plano Nacional do Esporte (PNEsporte). A medida tem o objetivo de garantir o acesso da população às práticas esportivas. A matéria segue para ser analisada no Senado. Entre outros pontos, a proposta prevê que os gastos com políticas públicas que … Continued
Agência Brasil -
Entre outros pontos, a proposta prevê que os gastos com políticas públicas que promovam o esporte (CPB)

A aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que cria o Plano Nacional do (PNEsporte). A medida tem o objetivo de garantir o acesso da população às práticas esportivas. A matéria segue para ser analisada no Senado.

Entre outros pontos, a proposta prevê que os gastos com políticas públicas que promovam o esporte e as atividades físicas poderão ser considerados investimentos em saúde. O projeto ainda veda o contingenciamento de recursos do esporte.

“O plano também pretende disciplinar a forma de cooperação entre os entes federativos e instâncias governamentais, bem como fomentar a interação entre o Estado e os atores esportivos privados”, explicou o relator da proposta, deputado Afonso Hamm (PP-RS).

De acordo com parlamentar, os recursos públicos direcionados ao segmento devem ser determinados por um planejamento fundamentado em diretrizes gerais, metas objetivas, indicadores, ações e parâmetros para avaliação e monitoramento da política esportiva.

Educação física nas escolas

A proposta estabelece um mínimo de três aulas de educação física por semana na educação básica, de acordo com normas definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto também prevê a valorização dos profissionais de educação física, assegurando orientação, estruturas e equipamentos adequados.

“Para uma aula de educação física de qualidade, é imprescindível a presença de profissional de educação física com formação adequada, ambientes que permitam a realização das atividades, preferencialmente em quadras esportivas cobertas, disponibilidade de materiais esportivos e um conteúdo que atenda às necessidades atuais das crianças, adolescentes e jovens”, afirmou Hamm.

O plano inclui a meta de criar escolas esportivas que atendam alunos dos anos finais do ensino fundamental. A política pública é inspirada no Ginásio Experimental Olímpico, da prefeitura do , que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

“Enfatizamos a necessidade de investimento prioritário dos recursos públicos em quadras de esportes cobertas e em condições mínimas de segurança e funcionamento, com disponibilidade dos insumos indispensáveis para a prática do desporto educacional”, disse o relator.

Metas de desempenho

O projeto estabelece que pelo menos 70% dos esportes do país sejam qualificados para os Jogos Olímpicos. O texto da proposta inclui um dispositivo para impedir que o resultado de atletas em competições olímpicas e de alto rendimento sejam utilizados para contratos entre o Ministério do Esporte e entidades como o Comitê Olímpico Brasileiro.

Transição de carreira

A transição para uma carreira esportiva profissional é abordada no plano. De acordo com o relator da matéria, foi incluído objetivo e respectivas ações para a promoção da assistência no momento de transição da carreira do atleta, bem como a promoção de campanhas de valorização do esporte e de incentivo da prática de atividades físicas para idosos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Dono de locadora de veículo em Campo Grande foi preso pela PF em ação contra desvios no Dsei de MT

Flávio Bolsonaro protocola pedido de impeachment de Moraes no Senado

Gordura animal transborda de caminhão e causa acidente com motos em Campo Grande

Ela está de volta! Anne Hathaway grava sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

tcu comitê

Mais de R$ 4 bilhões em salários e benefícios foram pagos para mortos, aponta TCU

Últimas Notícias

Cotidiano

Burros flagrados ‘passeando’ por Campo Grande são resgatados; CCZ orienta sobre serviço de resgate

Os animais permanecerão sob responsabilidade da CCZ até que o tutor se manifeste e comprove a posse

MidiaMAIS

Promessa realizada há 73 anos ganha desfecho em Paróquia de Campo Grande

Pedido de benfeitor feito nos anos 50 foi atendido por pároco da igreja

Política

Justiça Eleitoral marca julgamento de vereador acusado de compra de votos em Corumbá

Nomes foram escritos nas notas de dinheiro encontradas com a irmã do vereador antes do primeiro turno de 2024

Polícia

Federação repudia crimes em terreiros e diz que acusados de tortura e abuso sexual não são pais de santo

Federação diz que não existe autoafirmação como pai de santo e que a preparação para o sacerdócio dura sete anos